20 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosCidadePrevenção e controle da dengue

Prevenção e controle da dengue

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

Combate

Em Contagem, o último sábado (25/11) foi marcado pela mobilização social de conscientização sobre prevenção contra as arboviroses, nas oito regiões da cidade. Os agentes de combate às endemias (ACE) percorreram locais estratégicos com grande circulação de pessoas, orientando e alertando sobre o descarte correto dos materiais e eliminação dos potenciais focos do mosquito Aedes aegypti.
A ação fez parte da Campanha Nacional de Combate às Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela), instituída pela Lei Federal Nº 12.235 de 2010, que tem o objetivo alertar e mobilizar a população sobre a importância da eliminação dos focos do mosquito, transmissor das doenças.
A dengue é uma doença viral sistêmica, que possui quatro tipos diferentes de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, até óbito. Segundo a assessoria técnica de Controle de Zoonoses há possibilidade de reintrodução do Sorotipo 3 da Dengue na região sudeste do país, considerando que outros estados já identificaram tal presença. “Precisamos nesse momento de engajamento, tanto do serviço público quanto da população para mobilização de retirada desses potenciais focos geradores. A Prefeitura trabalha de maneira integrada para manter controle das arboviroses durante todo o ano.”, destacou.
Desta maneira, aos primeiros sintomas das arboviroses, como febre, dor de cabeça, manchas pelo corpo, coceira, dor no corpo, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar