quarta-feira, 30 abril

    Prevenção e controle da dengue

    Matérias Relacionadas

    Edição 1247 – 18 de Abril de 2025

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Obras avançam no Terminal Sede

    Ponto de Integração As obras que compõem o Sistema Integrado...

    Procon orienta consumidores e comerciante

    O Procon Contagem intensificou ações de orientação e educação...

    Abre e Fecha: confira o que vai funcionar durante o feriado prolongado

    A Prefeitura informa que nesta quinta-feira (17/4), quinta-feira Santa,...

    Óculos inteligente para surdos

    TECNOLOGIA ASSISTIVA Um grupo de seis estudantes da Fundação de...

    Compartilhar

    Combate

    Em Contagem, o último sábado (25/11) foi marcado pela mobilização social de conscientização sobre prevenção contra as arboviroses, nas oito regiões da cidade. Os agentes de combate às endemias (ACE) percorreram locais estratégicos com grande circulação de pessoas, orientando e alertando sobre o descarte correto dos materiais e eliminação dos potenciais focos do mosquito Aedes aegypti.
    A ação fez parte da Campanha Nacional de Combate às Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela), instituída pela Lei Federal Nº 12.235 de 2010, que tem o objetivo alertar e mobilizar a população sobre a importância da eliminação dos focos do mosquito, transmissor das doenças.
    A dengue é uma doença viral sistêmica, que possui quatro tipos diferentes de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, até óbito. Segundo a assessoria técnica de Controle de Zoonoses há possibilidade de reintrodução do Sorotipo 3 da Dengue na região sudeste do país, considerando que outros estados já identificaram tal presença. “Precisamos nesse momento de engajamento, tanto do serviço público quanto da população para mobilização de retirada desses potenciais focos geradores. A Prefeitura trabalha de maneira integrada para manter controle das arboviroses durante todo o ano.”, destacou.
    Desta maneira, aos primeiros sintomas das arboviroses, como febre, dor de cabeça, manchas pelo corpo, coceira, dor no corpo, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.