sexta-feira, 19 julho

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    Contagem está participando do 18º Prêmio “Boas Práticas em Participação Cidadã”, promovido pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa. A votação está aberta e você pode ajudar a cidade a ganhar este prêmio. O Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) é um espaço aberto a todas as cidades, entidades, organizações e centros de pesquisa do mundo que queiram conhecer, trocar e aplicar experiências de democracia participativa em âmbito local e regional.

    O OIDP faz parte da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), uma organização internacional de cidades, governos locais e regionais e associações municipais de todo o mundo, cuja missão é representar e defender os interesses dos governos locais em âmbito mundial.

    “O objetivo deste prêmio é reconhecer as experiências que os governos implementam no campo da democracia participativa. Além disso, pretende dar visibilidade a essas práticas de forma mais direta, aproximando-as de outros governos locais para que possam ser reproduzidas, além de favorecer o networking entre as cidades”, explica a controladora-geral, Nicolle Bleme.

    O prémio pretende ainda fomentar e valorizar a concretização de experiências de sucesso em âmbito local ou regional, bem como divulgar práticas que favoreçam a participação e a inserção da cidadania nos processos de elaboração e implementação de políticas públicas.

    Critérios de participação:

    • Todos os governos locais, supralocais e regionais membros do OIDP que tenham promovido uma experiência democrática no âmbito local ou regional poderão apresentar candidaturas;
    • Para o prêmio, serão consideradas válidas as práticas aplicadas entre janeiro de 2021 e dezembro de 2023;
    • As candidaturas devem versar sobre qualquer política pública, plano estratégico, assembleia, conselho ou experiência, temporária ou permanente, que inclua a participação de cidadãos e/ou instituições democráticas locais;

    “Pensando na grande mobilização que foi feita no processo de construção do novo Plano Diretor, fizemos a inscrição no prêmio para a categoria de ‘Gestão urbana e espaço público: qualquer ação participativa, deliberativa e co-criativa sobre o espaço público e o desenvolvimento urbano ou territorial’, informa Bleme.

    Para votar, siga o passo a passo:

    Acesse: https://participate.oidp.net/processes/award2024/f/291/proposals/3418

    1. Após votar em Contagem, clique no botão laranja do lado direito da tela com identificação “Support” ou “Apoio”, volte para a aba “Finalists” ou “Finalistas”.
    2. Clique no botão “Sign Up”, e faça o seu cadastro na plataforma. Ao clicar com o botão direito na página, é possível traduzir para o português. Para fazer o cadastro é bem simples, coloque o seu nome, apelido, e-mail e uma senha. O link abaixo te direciona direto para a página do projeto de Contagem. https://participate.oidp.net/processes/award2024/f/291/proposals/3418
    3. Fique atento, para o voto ser considerado válido, é necessário que você vote em cinco iniciativas. Após votar em Contagem, clicando no botão laranja do lado direito da tela com identificação “Support” ou “Apoio”, volte para a aba “Finalists” ou “Finalistas”. No canto esquerdo da tela, tem um campo relacionado a “Categoria” ou “Category”, lembre-se de desmarcar a opção “Urban management and public space” ou “Gestão Urbana e espaço público”, para não votar em outro projeto que está concorrendo na mesma categoria.
    spot_imgspot_img