19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeComplexo Viário do Beatriz

Complexo Viário do Beatriz

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Mais um avanço

A concretagem do tabuleiro do viaduto 2 do Complexo Viário do Beatriz foi realizada nesta quarta-feira (27/10). A etapa final deste processo é mais um avanço em uma das principais obras de mobilidade urbana realizadas pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs.
A intervenção ocorreu no viaduto que fica sobre a Via Expressa. Terminada esta etapa, o próximo passo, agora, é a execução das barreiras de segurança New Jersey, que são usadas para separar o fluxo de tráfego, a colocação de bate rodas, além da continuidade no processo de terraplenagem próxima aos encontros das vias, bem como a pavimentação para posterior construção das Lajes de Transição.

O trabalho de concretagem do viaduto 2 do Complexo Viário do Beatriz foi realizado na última quarta-feira

Vale ressaltar que outro avanço da obra foi a liberação de duas das três faixas construídas no viaduto 1 (sobre a rede ferroviária) desde a sexta-feira passada. Uma faixa, à direita, permanece interditada enquanto os serviços urbanísticos que estão sendo realizados no local são concluídos.
A obra – A reestruturação do Complexo Viário do Beatriz foi retomada em fevereiro de 2021, após a Prefeitura cobrar a revisão e a renegociação para a continuidade das obras que estavam paralisadas há mais de um ano e eram uma antiga demanda dos contagenses.
Com a retomada, o nível de execução das obras dobrou. Em dezembro de 2020, apenas 30% das intervenções foram realizadas. Em setembro deste ano, o índice pulou para 70%. A previsão é que as obras sejam concluídas e entregues até o final deste ano.
A reestruturação do Complexo Viário do Beatriz contempla a ampliação dos dois viadutos que compõem o trecho. Após a conclusão, o número de faixas dos elevados passará de duas para quatro no sentido bairro Eldorado e para três no sentido contrário à região Sede. As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade – SIM.
Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e, o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Mais melhorias que o projeto executado irá trazer são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra de veículos e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos ônibus e carretas. O custo da obra é de cerca de R$ 16 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar