Mais um avanço
A concretagem do tabuleiro do viaduto 2 do Complexo Viário do Beatriz foi realizada nesta quarta-feira (27/10). A etapa final deste processo é mais um avanço em uma das principais obras de mobilidade urbana realizadas pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs.
A intervenção ocorreu no viaduto que fica sobre a Via Expressa. Terminada esta etapa, o próximo passo, agora, é a execução das barreiras de segurança New Jersey, que são usadas para separar o fluxo de tráfego, a colocação de bate rodas, além da continuidade no processo de terraplenagem próxima aos encontros das vias, bem como a pavimentação para posterior construção das Lajes de Transição.
Vale ressaltar que outro avanço da obra foi a liberação de duas das três faixas construídas no viaduto 1 (sobre a rede ferroviária) desde a sexta-feira passada. Uma faixa, à direita, permanece interditada enquanto os serviços urbanísticos que estão sendo realizados no local são concluídos.
A obra – A reestruturação do Complexo Viário do Beatriz foi retomada em fevereiro de 2021, após a Prefeitura cobrar a revisão e a renegociação para a continuidade das obras que estavam paralisadas há mais de um ano e eram uma antiga demanda dos contagenses.
Com a retomada, o nível de execução das obras dobrou. Em dezembro de 2020, apenas 30% das intervenções foram realizadas. Em setembro deste ano, o índice pulou para 70%. A previsão é que as obras sejam concluídas e entregues até o final deste ano.
A reestruturação do Complexo Viário do Beatriz contempla a ampliação dos dois viadutos que compõem o trecho. Após a conclusão, o número de faixas dos elevados passará de duas para quatro no sentido bairro Eldorado e para três no sentido contrário à região Sede. As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade – SIM.
Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e, o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Mais melhorias que o projeto executado irá trazer são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra de veículos e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos ônibus e carretas. O custo da obra é de cerca de R$ 16 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.