25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeMoradores reformam praça do bairro JK

Moradores reformam praça do bairro JK

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A reforma da Praça Álvaro Ramos, mais conhecida como Praça da Jamaica, no bairro JK, em Contagem, só foi possível por conta da mobilização da comunidade. Entre os dias 1º e 5 de novembro, os moradores do entorno se juntaram e colocaram as mãos na massa – 140 mudas foram plantadas, a mureta do jardim foi reconstruída e o espaço ganhou painéis de artistas locais. Cerca de 40 pessoas bateram ponto na transformação do espaço público. A atividade foi uma ação proposta pela Associação Move Cultura, que teve como base a positiva experiência do NuBeco, projeto que segue transformando as estreitas passagens do bairro Eldorado.
A ação de revitalização da Praça Álvaro Ramos, que recebeu esse nome em homenagem a um antigo comerciante do bairro, teve início após a publicação de um formulário pela Move Cultura, na qual os moradores da região foram convocados para pensar e discutir sobre as intervenções que poderiam ser feitas no espaço urbano. Quarenta e cinco pessoas demonstraram interesse e, a partir daí, a atividade deixou de ser uma ideia para se tornar concreta. A escolha do local, inclusive, partiu dos próprios agentes sociais. “Resolvemos adotar a praça para ela ficar bonita”, explicou a moradora da região Sônia Regina, satisfeita com o resultado do trabalho. “Agora, ela está ainda mais linda”, completa.
As mudas de plantas e o material para a construção e para a feitura dos painéis — desenvolvidos pelos artistas Fernando Perdigão, Chiquinho Jetcore, Alexandre Junior e Lucas Castilho — foram doados por parceiros da iniciativa. A Prefeitura de Contagem não teve qualquer participação na atividade. “Este local estava abandonado e, em conversa com a comunidade, entendemos que deveríamos ter uma ação, como um ato de rebeldia política. Afinal, quando o poder público não toma atitude, a população pega para fazer e consegue”, garantiu João Gilberto, que abraçou a iniciativa desde a concepção.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar