sábado, 27 julho

    Vereadores cobram investimentos

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    Com o objetivo de discutir a gestão, restauração e preservação do patrimônio histórico e cultural de Contagem, o presidente da Câmara, Vereador Daniel Carvalho (PV) convocou os vereadores para um encontro com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Adriano Faria, na próxima semana, em data e horário a serem confirmados.
    O descaso para com o patrimônio cultural da cidade voltou à pauta do Legislativo, diante do incêndio que aconteceu no Museu Nacional no Rio de Janeiro. “Estamos cobrando da Fundação de Cultura e do poder Executivo há anos solução para os nossos espaços culturais que estão em ruínas. Estamos perdendo nossa história, e uma cidade que não preserva sua história não vislumbra o futuro”, destacou o vereador Alex Chiodi (SD).
    Os vereadores Daniel Carvalho, Capitão Fontes (MDB) e Arnaldo de Oliveira (PTB) se manifestaram em plenária sobre a necessidade de se cobrar soluções para a preservação do patrimônio histórico e cultural de Contagem.

    É um assunto que sempre trazemos a plenário, e vamos envolver o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, e pontuar todas essas questões, para esclarecer como estão caminhando os processos para restauração e preservação desses locais, porque sempre se fala que o projeto foi aprovado, mas que o recurso ainda não foi captado. Então, vamos juntos buscar alternativas. Não dá para esperar mais, concluiu Daniel Carvalho.

    Iniciativa do encontro foi do Compac

    A agenda com o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Carvalho, foi uma iniciativa do Conselho Municipal de patrimônio Cultural (Compac) para que seja aberto um diálogo permanente entre os Poderes Executivo e Legislativo em prol do patrimônio cultural de Contagem, com o objetivo de alinhar políticas públicas nas duas esferas.
    O encontro foi de grande êxito. No dia 24 de outubro será entregue em sessão solene na Câmara Municipal a Comenda Antônio Maria da Silva, Mestre dos Arturos, para munícipes que contribuíram ou contribuem com a preservação do nosso patrimônio artístico, histórico e cultural. Esta Comenda faz parte de uma política do Conselho na busca constante em manter nossos bens culturais valorizados e preservados. A Comenda foi criada pelo Compac em 22 de agosto deste ano.
    Os Conselheiros presentes na reunião cobraram maior apoio institucional da Câmara na preservação do patrimônio cultural, visto que neste ano nenhuma emenda parlamentar do Legislativo Municipal foi destinada à cultura de Contagem.
    A visita do Compac à Câmara Municipal também serviu para que os Conselheiros e servidores da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude apresentassem as ações de preservação do patrimônio cultural à presidência da Casa, descritas ao lado.

     

    spot_imgspot_img