terça-feira, 16 julho

    Mais duas trincheiras na BR-381

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a construção de duas trincheiras na BR-381. Além de eliminar gargalos históricos no trânsito, elas vão ligar partes importantes de Contagem.
    Com investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, recursos incorporados de forma irreversível ao contrato de concessão da rodovia federal, as intervenções viárias vão interligar a BR às avenidas Vila Rica (ligando o bairro Inconfidentes ao Amazonas e Santa Maria) e Francisco Firmo de Matos (ligando o bairro Riacho ao Novo Riacho e Jardim Riacho). A previsão é a de que tudo esteja pronto até abril de 2020.
    O anúncio de que as trincheiras seriam construídas foi feito pelo prefeito de Contagem, Alex de Freitas, em fevereiro deste ano. No último dia 11 de setembro, ele recebeu em seu gabinete o diretor-geral da ANTT, Mário Rodrigues, que confirmou a autorização das obras.

    Uma das trincheiras será na junção da BR-381 com a avenida Francisco Firmo de Matos (Elaine de Castro)

    Segundo Rodrigues, até o final de outubro será firmado o contrato entre a Prefeitura, ANTT e a concessionária que administra o trecho da BR-381 para elaboração do projeto executivo. Posteriormente, será iniciada a construção.
    “A grande notícia é que o investimento já está incorporado ao contrato de concessão, ou seja, ele é irreversível. É uma conquista para o município que está consagrada. Assinando o contrato, partiremos para a execução do projeto e tão logo ele seja aprovado iniciaremos as obras. O prazo de execução é de 18 meses a partir da autorização dos serviços”, informa o diretor-geral da ANTT.

    Na Vila Rica, a obra vai ligar o Inconfidentes ao Amazonas e Santa Maria (Elaine de Castro)

    MAIS SEGURANÇA – Alex de Freitas aponta a importância da construção das trincheiras para todos que utilizam a malha viária de Contagem, sobretudo para moradores de bairros como o Amazonas, Bandeirantes, Industrial, Santa Maria, Riacho, Novo Riacho, Flamengo e Bandeirantes.

    Essas trincheiras trarão mais segurança, qualidade de vida e melhoria na mobilidade urbana, por isso é um passo muito importante para Contagem. Contamos na região com um relevante distrito industrial e empresarial, boa parte dele voltado para a logística e transportes, e sempre existiu uma dificuldade de deslocamento entre as partes da cidade cortadas pela BR-381, que trouxe muito desenvolvimento, mas segregou dois lados do município, destaca.

    As trincheiras são demandas antigas da população. Além de melhorar o fluxo de veículos, beneficiarão milhares de moradores, pedestres e motoristas, dando mais segurança ao trânsito e agilidade ao transporte coletivo.
    Também vão alavancar o desenvolvimento econômico da região. Mário Rodrigues informou que será marcada nova reunião técnica para o alinhamento das intervenções complementares, que deverão ser feitas pelo município.

    Investimento nas passagens de
    nível será de R$ 50 milhões

    As novas trincheiras vão funcionar como passagens de nível na BR-381, cujo trecho em Contagem é administrado por regime de concessão. Após negociação entre o prefeito Alex de Freitas e a ANTT, foi feito um acordo para viabilização das obras.
    Carlos Alberto Lopes Cansado, líder comunitário da Vila Lemp, reforça a importância das trincheiras. Segundo ele, os moradores sempre ouviram a promessa de que a obras seriam feitas, porém elas nunca saíram do papel.

    O diretor da ANTT, Mário Rodrigues, se reuniu com o prefeito Alex de Freitas (Cassio Matias)

    Agora é diferente. A única pessoa que encarou e viu os reais problemas da região foi o prefeito Alex de Freitas. Os benefícios serão inúmeros. Nossos imóveis serão valorizados, veremos melhorias na mobilidade urbana e no tráfego com a ligação dos bairros, comemorou.

    Com a aprovação da ANTT, o próximo passo será criar o projeto executivo e em seguida os trâmites de licitações para início das obras. Ao ser incorporada no contrato, os serviços serão executados pela concessionária, assim como a responsabilidade pela manutenção.

    spot_imgspot_img