23.8 C
Contagem
segunda-feira, junho 24, 2024
HomeCadernosGeralMG se prepara para as chuvas

MG se prepara para as chuvas

Date:

Matérias Relacionadas

Rayza Almeida para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Rayza Almeida(almeira_rayzaaxz), tenho 20 anos, estou...

Edição 1234 21 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras de mobilidade na BR-381

Desenvolvimento Contagem não para. Após articular, em Brasília, uma reunião...

Restauração do Centro Cultural

Cuidado com o patrimônio Na última semana a Prefeitura deu...

Procon Câmara bate recordes em atendimentos

Referência em defesa do consumidor desde sua inauguração, em...
Ir para Criarteweb

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), se prepara para atender melhor à população que fica mais vulnerável no período chuvoso que está chegando, após uma das mais longas estiagens de que se tem registro.
Em 2016 foram treinados 755 gestores públicos, enquanto em 2017 esse numero aumentou para 1.293, totalizando 2.048 servidores capacitados em 337 municípios, por meio de cursos regionalizados em 15 territórios de desenvolvimento e na capital.

A Cedec disponibiliza a Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas (CRPDCMC), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e conta com aula específica do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). As capacitações duram três dias e se dividem em aulas teóricas e práticas.

Outro curso ministrado e considerado de extrema importância é o de Sistema de Comando em Operações (SCO). Para o coordenador municipal da Defesa Civil de Chapada Gaúcha (Território Noroeste), Leandro Henning, o SCO foi bom tanto pela qualidade dos professores quanto pelo material didático. “Foi possível aprender a organizar resposta eficiente em um cenário de desastre, quando todos devem falar a mesma língua para dar agilidade aos trabalhos e não causar confusão”, ressalta.
Henning reconhece que a simulação fez toda a diferença para compreender um cenário de crise e como agir, levando em consideração todas as dificuldades. “Eu me sinto muito mais preparado para dar uma resposta a um desastre, ajudar numa situação real de crise. Acho que o curso deveria ser estendido não apenas ao setor público, mas também às empresas”, conclui.

Plantão

Em razão da natureza da atividade, enfrentando situações quase sempre imprevisíveis, a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais está permanentemente atenta aos telefones disponibilizados a todos os municípios do estado. Com plantão permanente, a Cedec atende no fixo (31) 3915-0199 ou no celular (31) 9 9818-2400 (24 horas).

 

 

 

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar