18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosCidadeobra estratégica para Contagem

obra estratégica para Contagem

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Em pleno vapor

A implantação da avenida Maracanã é o maior projeto de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso em Contagem. As obras estão a pleno vapor, com avanços evidentes e trazendo benefícios para quem mora ou frequenta a região da Sede. Quando estiver concluído, o novo corredor vai facilitar a vida de cerca de 220 mil pessoas que atravessam a cidade diariamente.
Com a nova avenida Maracanã, o tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô do Eldorado será significativamente reduzido e haverá uma relevante diminuição do volume de tráfego no centro histórico da cidade. Os impactos positivos alcançarão toda a região metropolitana, integrando cidades como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, além das regiões de Contagem, como Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Eldorado.
“Esta é uma obra estratégica para Contagem, para a mobilidade, o saneamento, e que vai trazer muito desenvolvimento para o município”, ressaltou a prefeita Marília Campos.
Etapas de obra – Devido ao tamanho grandioso do projeto, a obra está sendo entregue por etapas. A primeira delas, a ponte sobre o córrego Maracanã, localizada na avenida Dulce Geralda Diniz, no bairro Quinta Coloniais, já foi concluída e liberada para tráfego, incluindo guarda-corpo e faixas para pedestres.
Outros avanços nas obras são: as fundações, mesoestruturas e superestruturas da ponte do retorno 5, já estão concluídas, assim como as fundações e mesoestruturas das pontes dos retornos 1 e 2. A etapa da macrodrenagem, no trecho entre a av. Dulce Geralda Diniz e rua Felisbino Pinto Monteiro, encontra-se em adiantado estágio de execução. A galeria 2 alcançou 90% das obras realizadas, estando em funcionamento para a condução do curso d’água no atual período de chuvas.
A rede de iluminação pública e o interceptor da margem esquerda no trecho 3 já foram totalmente feitos. Já o viaduto na interseção da av. Maracanã com a LMG-808 encontra-se em fase final de acabamentos.
Pela extensão e as características da obra, ela foi dividida em três trechos, sendo que o trecho 3, com aproximadamente 1,2 km, entre a rua Felisbino Pinto Monteiro e a LMG-808 a expectativa é que seja entregue até o fim de abril de 2024, incluindo o viaduto sobre a rodovia.

Conjunto de obras
O pacote de obras do complexo inclui a execução de 4,5 km de via, com três faixas de tráfego para cada sentido, sendo uma de cada lado exclusiva para ônibus; uma ciclovia; um viaduto sobre a Rodovia LMG-808; cinco pontes e duas galerias para transposição dos cursos d’água, sendo uma localizada no início da avenida Maracanã com rua Albert Schwaitzer, e a outra no ponto onde o córrego deixa o leito da via para sua continuação no leito natural.
Haverá, ainda, a execução de 3,5 km de canal de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro em solo reforçado, que solucionará os problemas de enchentes em períodos chuvosos; a implementação de um parque linear ao longo do leito do córrego e uma área verde gramada e reflorestada nos canteiros, priorizando a sustentabilidade ambiental no município.
Serão realizados também 15,5 km de redes de drenagem superficial e respectivos dispositivos de coleta das águas pluviais implantadas; 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto, garantindo acesso da população local ao saneamento básico e à coleta regular de lixo, melhorando as condições sanitárias dos cidadãos; além de iluminação pública em LED por toda a via.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar