sexta-feira, 26 julho

    cérebro ativo nas férias

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    Atividades

    As tão esperadas férias escolares chegaram para as crianças. É o momento perfeito para descansar, recarregar as energias e se recompor para o próximo ano letivo. Especialistas afirmam que a atividade cerebral se reorganiza nos períodos de descanso, mas muitos pais se preocupam com uma possível perda dos conhecimentos adquiridos durante o ano pelas crianças.
    “É recomendado manter uma rotina de atividades com as crianças, mas sem a rigidez do período escolar. Crianças são seres em pleno desenvolvimento, então atividades que estimulem o cérebro são importantes para manter habilidades cognitivas e melhorar o desempenho da memória, atenção e raciocínio lógico”, diz o psicólogo Edson Gomes, que atua na rede Kumon.
    Para organizar o tempo nessas férias, o psicólogo indica que se abra espaço para as crianças expressarem a sua criatividade e socialização, com momentos de leitura, pintura, desenhos, experimentos, diversificando as formas de adquirir conhecimento, desenvolver novas habilidades e ampliar visões de mundo.
    Em relação à rotina de estudo nas férias, ainda que flexível, o profissional recomenda que se organize uma agenda para manter uma disciplina, com horários para acordar, se alimentar, e realizar as atividades, reservando um tempo de pelo menos meia hora por dia para exercícios de português e/ou matemática, ou de alguma disciplina que a criança se interesse, proporcionando melhor fixação do conteúdo estudado durante o ano e mais facilidade na adaptação no hora de voltar as aulas, sendo possível chegar a bons resultados, mantendo o aprendizado.

    Dicas de atividades para manter o cérebro ativo durante o período de férias:
    Jogos: dos jogos de tabuleiro até os mais tradicionais como sudoku ou caça-palavras são ótimos para que se desenvolva o raciocínio lógico, a memória, percepção de espaço e visão e a interação entre crianças e adultos.
    Leitura: ler livros é um exercício ótimo para se praticar a imaginação, tirando o cérebro da zona de conforto, estimulando a memória. Vale ler tudo, jornais, revistas e até outdoors!
    Visitar museus: Ir ao museu pode ser uma experiência de viagem no tempo para a criança, em que ela pode ter uma visualização mais atrativa do que se aprende na escola.
    Praticar exercícios: A atividade física faz bem para a saúde do corpo, mas ela também melhora a saúde mental, principalmente das crianças, desenvolvendo coordenação motora, promovendo a interação entre colegas e amigos, e relaxando a mente.

    spot_imgspot_img