sábado, 27 julho

    Aprovado projeto de Equoterapia como serviço de saúde pública

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    Equoterapia: conhecida também como hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, é um método terapêutico que utiliza a interação entre humanos e cavalos com o objetivo de estimular o desenvolvimento da mente, corpo, funções neurológicas, motoras e sociais de pessoas que têm alguma deficiência, mobilidade reduzida ou necessidades especiais, como autismo, síndrome de down, TDAH, esclerose múltipla etc.
    Embora os benefícios e a eficácia do tratamento não sejam questionáveis, hoje a equoterapia não é acessível a todos, uma vez que uma sessão pode custar algumas centenas de reais. Mas, pensando na democratização da técnica, a Câmara Municipal de Contagem acaba de aprovar, na reunião ordinária desta terça-feira (21/11), o Projeto de Lei nº33/2022, de autoria do vereador Léo da Academia (PL), que institui, em Contagem, o Programa Municipal de Equoterapia como opção de tratamento de saúde pública.
    Segundo o vereador autor do projeto, a ideia é tornar a equoterapia acessível à população de baixa renda do município. “Em Contagem, já existe um centro de equoterapia regularizado com toda estrutura e equipe técnica exigida pela ANDE (…). Este local poderia se tornar a referência para a implantação do projeto em Contagem, sendo o primeiro município do estado de Minas Gerais a disponibilizar esse método terapêutico comprovadamente eficaz à população como um serviço de saúde pública”.

    spot_imgspot_img