26.2 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeCadernosPolíticaAprovação da Câmara municipal

Aprovação da Câmara municipal

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Bem avaliada

A atuação dos vereadores de Contagem e o trabalho do Legislativo Municipal nos últimos anos têm sido reconhecidos pela população. Em pesquisa realizada em maio deste ano com três mil moradores de Contagem, a aprovação da Câmara subiu de 19% em 2020 para quase 40% em 2023. Em consequência, as avaliações negativas caíram aproximadamente 35% no período.
Conduzida pelo Instituto Ver, a pesquisa mostrou, ainda, a avaliação do trabalho da Câmara por região, sexo, faixa etária, escolaridade, renda e religião. A regional com o menor índice de avaliações negativas foi a Riacho – apenas 14% dos entrevistados -, enquanto 75% classifica a atuação como regular ou positiva.
A imagem do Legislativo Municipal é melhor entre as mulheres – 58% delas avaliou como regular ou positiva, contra 53% dos homens; entre os jovens de até 24 anos de idade (58%); pessoas com ensino superior (68%); aqueles com renda entre dois e cinco salários mínimos (60%); e de religião católica (58%).
Os moradores de Contagem também têm se mostrado mais informados sobre quem são os vereadores, suas funções e ações no município. Em relação às atribuições dos parlamentares, 43% dos entrevistados acertaram em cheio, citando: criar e aprovar leis; fiscalizar a execução dos projetos; atender a população; fiscalizar o prefeito ou a Prefeitura; aprovar orçamentos; e fiscalizar obras. Ainda assim, uma das respostas mais comuns (12%) não está entre as funções do vereador: “atender as demandas de infraestrutura do município”.
Perguntados sobre ações e atividades desenvolvidas pela Câmara, alguns cidadãos lembraram do “Câmara na Rua”, iniciativa realizada nos bairros, quando é oferecido um dia de cidadania, com serviços gratuitos e lazer para as comunidades, além dos serviços da Ouvidoria. Foi citado também o projeto “Câmara Aberta”, que recebe estudantes de Contagem para conhecer a Casa e o trabalho dos vereadores, além de viverem um dia de parlamentar no plenário.

*Pesquisa realizada pelo
Instituto Ver – Pesquisa e Estratégia
Amostra: 3.000 entrevistas
Margem de Erro: ±2% /
Intervalo de Confiança: 95%
Representatividade: Moradores de Contagem
Data de coleta: 06 a 08 de maio de 2023

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar