segunda-feira, 9 dezembro

    Carrapato-estrela

    Matérias Relacionadas

    Edição 1241 – 29 de Novembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Reversão do ICMS Educação

    Justa distribuição Mais uma reunião sobre o repasse financeiro do...

    isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

    O governo enviará, combinado ao pacote de corte de...

    Alteração de alíquotas do Ipsemg é aprovado

    Foi aprovado em 1º turno, na Reunião Ordinária desta...

    Vereadores questionam privatizações

    O Governo do Estado protocolou na Assembleia Legislativa de...

    Compartilhar

    Doença infecciosa

    Os meses entre maio e setembro são considerados épocas propícias para a infestação de carrapatos e, consequentemente, para a ocorrência de casos de febre maculosa, devido a baixa umidade do ar. Desta maneira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz um alerta para que toda população redobre a atenção.
    A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela picada de carrapato-estrela (Amblyomma sp.) infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O período de incubação da doença é de dois a 14 dias. Feridas na pele podem beneficiar a sua transmissão, por isso, ao encontrar um carrapato, a remoção do mesmo na pele deve ser feita com o uso de uma pinça, sem romper, para que não contamine a área lesionada.
    Geralmente, o carrapato-estrela é encontrado em cavalos, capivaras, gambás, cães, gatos, répteis e outros animais que circulam ou vivem em regiões mais próximas da natureza.
    São sintomas mais comuns da doença: febre alta; dor de cabeça; dores no corpo; náuseas; vômitos; acompanhados ou não de manchas avermelhadas na pele.
    Caso suspeite que tenha sido picado pelo carrapato ou apresente algum dos sintomas citados, procure atendimento médico imediatamente. A falta ou demora no diagnóstico pode agravar o quadro, aumentando o risco de óbito.

     

     

    Artigo anterior
    Próximo artigo