18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosDestaquesInjúria Racial é Crime – Lei 14532 / 2023

Injúria Racial é Crime – Lei 14532 / 2023

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Em 2023, o Diário Oficial da União, publicou no dia 11 de Janeiro, a sanção do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tipificando como crime de racismo a injúria racial, com a pena aumentada de um a três anos, para de dois a cinco anos de reclusão, para quem cometer o crime.

Vale ressaltar que, a medida foi bem aceita por todos, uma vez que a intolerância e o racismo, estão presentes na sociedade, através de pessoas infratoras que ainda insistem em agredir verbalmente e fisicamente outras pessoas.
A Lei 14.532, de 2023, vem trazer mais um respaldo jurídico para as vítimas deste crime, para que procurem seus direitos e os agressores sejam devidamente punidos.
O ideal para viver em uma sociedade humana e democrática, é que crimes de racismo, de discriminação, ou qualquer outro crime, sejam definitivamente exclusos do comportamento e do sentimento das pessoas. Enquanto o ser humano não evolui para este patamar, a justiça brasileira através de suas leis, está a serviço da população para punir quem insiste em ter atitudes desprezíveis de discriminação.

Na história do Brasil, são 300 anos de escravidão, e dentre os países da América, foi o último país a abolir a escravidão em 1888. Após 134 anos, a sociedade ainda sofre consequências do racismo estrutural, que promove de alguma forma o preconceito racial que atinge a população negra, e que precisa acabar.
Para que a lei seja cumprida, é necessário que as vítimas não se calem e denunciem de acordo com os trâmites legais que devem ser feitos. Para acessar e ler a lei na íntegra, acesse: L14532 (planalto.gov.br)

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar