24.9 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeColunasEditorialLuta inglória

Luta inglória

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

Na pró­xi­mo domingo, 26, será come­mo­ra­do o Dia Mun­dial de Pre­ven­ção ao Uso de Dro­gas. A maco­nha, a cocaí­na, o crack ou qual­quer outra droga con­si­de­ra­da ilí­ci­ta tem se tor­na­do um pro­ble­ma cres­cen­te para toda huma­ni­da­de, dia após dia. Todos são envol­vi­dos dire­ta­men­te pela teia de maze­las pro­du­zi­das pelas dro­gas. Uns mais, quan­do o vício e suas con­se­quên­cias se ins­ta­lam den­tro de casa, ­outros menos, quan­do o usuá­rio está um pouco mais longe, mas as tra­gé­dias que ele pro­duz estão bem perto.
Não é sem razão que as campanhas contra o uso abusivo de drogas insistem na conscientização não só dos usuários, mas de toda a sociedade.
O tráfico de drogas é um mercado que move vários bilhões de reais todos os anos apenas em nosso país. Esse mercado clandestino é, infelizmente, muito lucrativo, o que torna mais difícil combatê-lo. O tráfico de drogas está diretamente relacionado com a violência urbana, uma vez que o dinheiro do tráfico é utilizado para fomentar o crime organizado. Grupos brigam constantemente pelo monopólio do comércio de drogas em algumas áreas, e várias pessoas são mortas por contraírem dívidas relacionadas às drogas.
O uso de drogas, portanto, não é prejudicial apenas para o indivíduo que as consome, mas também para toda a sociedade. Ao consumir drogas ilícitas, por exemplo, um indivíduo está contribuindo diretamente para a ocorrência do tráfico e, portanto, está indiretamente contribuindo para a violência urbana associada a ele.
Muitas pessoas não entendem a situação de um viaciado e julgam que esse carece de princípios morais, éticos, etc e que poderiam parar a qualquer momento. Na realidade o vício e considerado uma doença complexa que requer tratamento.
Cada paciente requer um tipo diferente de tratamento, de acordo com o grau de dependência e com o tipo de substância utilizada. Atualmente existem muitos métodos de tratamento como clínicas de reabilitação, hospital dia, tratamento ambulatorial, entre outros.
Vem dos Alcóolatras Anônimos o ensinamento de que se combate o vício evitando o primeiro gole, o primeiro trago, a primeira carreira, a primeira pedra. Não há, entretanto, como chegar a isso sem algo intrínseco ao ser humano, a vontade de mudar de vida, de alterar o comportamento… Acima de tudo, vontade de preservar a vida, a própria e de quem está ao redor.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar