Na próximo domingo, 26, será comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Uso de Drogas. A maconha, a cocaína, o crack ou qualquer outra droga considerada ilícita tem se tornado um problema crescente para toda humanidade, dia após dia. Todos são envolvidos diretamente pela teia de mazelas produzidas pelas drogas. Uns mais, quando o vício e suas consequências se instalam dentro de casa, outros menos, quando o usuário está um pouco mais longe, mas as tragédias que ele produz estão bem perto.
Não é sem razão que as campanhas contra o uso abusivo de drogas insistem na conscientização não só dos usuários, mas de toda a sociedade.
O tráfico de drogas é um mercado que move vários bilhões de reais todos os anos apenas em nosso país. Esse mercado clandestino é, infelizmente, muito lucrativo, o que torna mais difícil combatê-lo. O tráfico de drogas está diretamente relacionado com a violência urbana, uma vez que o dinheiro do tráfico é utilizado para fomentar o crime organizado. Grupos brigam constantemente pelo monopólio do comércio de drogas em algumas áreas, e várias pessoas são mortas por contraírem dívidas relacionadas às drogas.
O uso de drogas, portanto, não é prejudicial apenas para o indivíduo que as consome, mas também para toda a sociedade. Ao consumir drogas ilícitas, por exemplo, um indivíduo está contribuindo diretamente para a ocorrência do tráfico e, portanto, está indiretamente contribuindo para a violência urbana associada a ele.
Muitas pessoas não entendem a situação de um viaciado e julgam que esse carece de princípios morais, éticos, etc e que poderiam parar a qualquer momento. Na realidade o vício e considerado uma doença complexa que requer tratamento.
Cada paciente requer um tipo diferente de tratamento, de acordo com o grau de dependência e com o tipo de substância utilizada. Atualmente existem muitos métodos de tratamento como clínicas de reabilitação, hospital dia, tratamento ambulatorial, entre outros.
Vem dos Alcóolatras Anônimos o ensinamento de que se combate o vício evitando o primeiro gole, o primeiro trago, a primeira carreira, a primeira pedra. Não há, entretanto, como chegar a isso sem algo intrínseco ao ser humano, a vontade de mudar de vida, de alterar o comportamento… Acima de tudo, vontade de preservar a vida, a própria e de quem está ao redor.