19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeEsporte reúne dezenas de pessoas para comemorar o Dia Internacional da Dança

Esporte reúne dezenas de pessoas para comemorar o Dia Internacional da Dança

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude reuniu dezenas de pessoas no Ginásio do Tropical na última sexta-feira (29/4). Estavam presentes professores e alunos do “Contagem Ativa”, funcionários da secretaria e convidados. Os amantes da dança participaram de um aulão e apreciaram apresentações de dança do ventre e danças sobre rodas, do Projeto “Entre Rodas & Rosas”.

O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança – CID da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco. O dia 29 de abril foi escolhido em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Rubens Macedo, também esteve presente no Ginásio. “Quando assumi a Secretaria, a orientação foi de pluralizar a oferta da política pública de esporte e saúde, transformando em uma cidade efetivamente de todos e todas. É importante que as pessoas entendam que todas as atividades esportivas são fundamentais para a vida, para a socialização, saúde e para a educação. E é isso que tem sido nosso norte. Estamos aqui hoje não só para dançar e exercitar, estamos fazendo história e vocês nos ajudando a construir um novo modelo de esporte e lazer para a cidade”.

Fundado em 2017, em Contagem, o Projeto “Entre Rodas & Rosas” proporciona oportunidades de socialização e desenvolvimento da mulher com deficiência, por meio de acesso a atividades de inclusão e lazer. A idealizadora do projeto, Raquel Torres, que também é fotógrafa, membro do Conselho da Pessoa com Deficiência de Contagem e atuante na Secretaria de Esporte e Lazer, disse que a inclusão da pessoa com deficiência na comemoração do Dia Internacional da Dança é um marco em Contagem. “O projeto se sente acolhido com este evento. Contagem está se afirmando como o governo da inclusão. Estamos nos sentindo realizados. É este o caminho! Passo a passo”, alega.

José Maia dos Santos, 62 anos, foi um dos dançarinos. “Tivemos hoje um evento fantástico. Dançantes em cadeiras de rodas e dançantes convencionais, juntos, em uma explosão de alegria. Parabéns a todos da secretaria que contribuíram para o verdadeiro sentido de uma Contagem mais inclusiva”, disse. Maia também afirma que, para ele, a dança é o verdadeiro sentido da democracia. “Todos podem dançar, seja movimentando o corpo todo ou simplesmente o olhar. Dançar, além de atividade física, é uma verdadeira ‘massagem no nosso ego’, elevando ainda mais a autoestima da pessoa, independentemente de sua movimentação”.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar