26 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosPolíticaCâmaras da Grande BH debatem demandas

Câmaras da Grande BH debatem demandas

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

Copasa

Seguindo a programação da Frente de Presidentes das Câmaras da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), parlamentares de várias cidades se reuniram nesta segunda-feira (23/05), na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), para debater os problemas na prestação de serviços da Copasa.
Liderados pelos presidentes da Câmara de Contagem, Alex Chiodi (Solidariedade), e de BH, Nely Aquino (Podemos), os vereadores tiveram a oportunidade de apresentar as demandas dos municípios e buscar soluções para os problemas de saneamento. Para isso, contaram com a presença do superintendente da Copasa, Sérgio Neves; do diretor da Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário), Antônio Claret; e do secretário de Estado de Governo, Igor Eto.
Além de representantes de Contagem e Belo Horizonte, estiveram presentes parlamentares de Nova União, Esmeraldas, Nova Lima, Confins, Sabará, Matozinhos, Mario Campos, Itatiaiuçu, Alpercata, Brumadinho e Santa Luzia.
Alex Chiodi destacou que o Legislativo de Contagem tem boa relação com a Companhia, realizando reuniões periódicas com a gerente regional da Copasa na cidade, Renata Mayrink, e tendo à disposição um contato pessoal para apresentar as demandas e buscar soluções mais urgentes. E pontuou a necessidade de todos os municípios terem a mesma interlocução.
Entre os principais problemas apresentados, estavam a falta de abastecimento de água e de tratamento de esgoto em várias regiões da Grande BH; o lançamento de esgoto nas vias públicas e nos cursos d’água; reclamações sobre as empresas terceirizadas que prestam serviço para a Companhia, principalmente em relação à manutenção do sistema e intervenções nas vias; e questões sobre a ampliação da estrutura em locais de ocupação irregular.
Nely Aquino destacou que, após a reunião realizada no início do mês pelos presidentes de câmaras da RMBH, ficou clara que a prioridade deve ser buscar resolver as questões de municípios em que o esgoto está sendo despejado nos cursos d’água, causando grave prejuízo ambiental.
Alex Chiodi e Nely Aquino alertaram que, diante do cenário atual, é preciso ações emergenciais para sanar, em curto prazo, problemas graves enfrentados por todas as cidades da Região Metropolitana.
“A reunião foi importante para levar a discussão dos diversos problemas em comum que afligem os municípios da RMBH, de forma mais forte, aos órgãos estaduais e a outros que forem necessários. Assim, teremos respostas mais ágeis para a melhoria dos nossos municípios. Vamos continuar fiscalizando e pedindo soluções que, muitas vezes, o poder Executivo não consegue resolver”, concluiu a presidente da CMBH.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar