quarta-feira, 9 outubro

    Câmaras da Grande BH debatem demandas

    Matérias Relacionadas

    Edição 1240 – 4 de Outubro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Revitalização da Lagoa da Pampulha

    Segurança hídrica O Governo de Minas Gerais, em parceria com...

    Na reta final, Marília faz caminhada

    Confiança e reconhecimento Abraços, sorrisos e beijos foram as reações...

    Transporte público gratuito vai garantir a acessibilidade dos eleitores em Contagem

    Para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais...

    Compartilhar

    Copasa

    Seguindo a programação da Frente de Presidentes das Câmaras da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), parlamentares de várias cidades se reuniram nesta segunda-feira (23/05), na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), para debater os problemas na prestação de serviços da Copasa.
    Liderados pelos presidentes da Câmara de Contagem, Alex Chiodi (Solidariedade), e de BH, Nely Aquino (Podemos), os vereadores tiveram a oportunidade de apresentar as demandas dos municípios e buscar soluções para os problemas de saneamento. Para isso, contaram com a presença do superintendente da Copasa, Sérgio Neves; do diretor da Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário), Antônio Claret; e do secretário de Estado de Governo, Igor Eto.
    Além de representantes de Contagem e Belo Horizonte, estiveram presentes parlamentares de Nova União, Esmeraldas, Nova Lima, Confins, Sabará, Matozinhos, Mario Campos, Itatiaiuçu, Alpercata, Brumadinho e Santa Luzia.
    Alex Chiodi destacou que o Legislativo de Contagem tem boa relação com a Companhia, realizando reuniões periódicas com a gerente regional da Copasa na cidade, Renata Mayrink, e tendo à disposição um contato pessoal para apresentar as demandas e buscar soluções mais urgentes. E pontuou a necessidade de todos os municípios terem a mesma interlocução.
    Entre os principais problemas apresentados, estavam a falta de abastecimento de água e de tratamento de esgoto em várias regiões da Grande BH; o lançamento de esgoto nas vias públicas e nos cursos d’água; reclamações sobre as empresas terceirizadas que prestam serviço para a Companhia, principalmente em relação à manutenção do sistema e intervenções nas vias; e questões sobre a ampliação da estrutura em locais de ocupação irregular.
    Nely Aquino destacou que, após a reunião realizada no início do mês pelos presidentes de câmaras da RMBH, ficou clara que a prioridade deve ser buscar resolver as questões de municípios em que o esgoto está sendo despejado nos cursos d’água, causando grave prejuízo ambiental.
    Alex Chiodi e Nely Aquino alertaram que, diante do cenário atual, é preciso ações emergenciais para sanar, em curto prazo, problemas graves enfrentados por todas as cidades da Região Metropolitana.
    “A reunião foi importante para levar a discussão dos diversos problemas em comum que afligem os municípios da RMBH, de forma mais forte, aos órgãos estaduais e a outros que forem necessários. Assim, teremos respostas mais ágeis para a melhoria dos nossos municípios. Vamos continuar fiscalizando e pedindo soluções que, muitas vezes, o poder Executivo não consegue resolver”, concluiu a presidente da CMBH.