26.2 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeCadernosDestaquesPorque Dia da Secretária?

Porque Dia da Secretária?

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

EM 30 DE SETEMBRO DE 1850, nascia Lilian Sholes, filha de Christopher Sholes, inventor da máquina de escrever, que se tornou a primeira mulher a usar a máquina datilografando em público, em 1867. O aparelho considerado revolucionário, se tornou um símbolo durante a segunda fase da Revolução Industrial. No centenário de aniversário de Lilian Sholes, as empresas fabricantes de máquinas de escrever, decidiram homenageá-la, criando um concurso para eleger a melhor datilógrafa. Nos anos seguintes, foi repetido o concurso, e então, a data ficou marcada como um dia de homenagear as Secretárias.

Com as guerras, os homens deixaram seus trabalhos, e com isso, as mulheres se incorporaram na atividade, começaram a trabalhar como Secretárias, afastando-os da profissão, que na época ainda não era reconhecida.

No Brasil, a mulher surgiu como Secretária na década de 50, época que houve a implantação de cursos de datilografia e técnico em Secretariado.

Alguns estados brasileiros formalizaram a data, tornando oficial o Dia da Secretária em 30 de Setembro. No estado de São Paulo, a data se tornou oficial com a Lei n. 1.421, de 26 de outubro de 1977.

A criação da data, faz homenagem às profissionais da área, destacando a importância do seu trabalho para o bom funcionamento de empresas, na organização e evolução de negócios, e em diversos setores de serviços.

Secretárias, são profissionais de confiança, competentes, discretas, articuladas, organizadas e de boa comunicação. Geralmente, todas as questões de um setor passam por elas, que na maioria das vezes, trabalham diretamente ligadas ao setor de Diretoria.

Mas a profissão infelizmente, oferece dados preocupantes de assédio sexual dentro do setor de trabalho, sofridos por elas, por parte de seus chefes ou colegas de trabalho.

Uma pesquisa feita pela CUT – Central Única dos Trabalhadores, aponta que 47% das mulheres já sofreram assédio sexual no trabalho.

Em 2020, data de publicação da pesquisa, o crime que pode ser punido com 1 a 2 anos de detenção, ainda era considerado um tabu dentro das empresas. Os assediadores se valem da impunidade. Este é principal motivo alegado por 78,4% das mulheres pesquisadas como barreira para a denúncia. Outras 63,8% alegaram políticas ineficientes para combater o assédio e o medo foi maior para 63,8% delas.

Fonte da pesquisa citada:

47% das mulheres já sofreram assédio sexual no trabalho, aponta pesquisa – CUT – Central Única dos Trabalhadores

Últimas Matérias

spot_img

1 Comentário

  1. Também já trabalhei de secretária,meu chefe sempre me respeitou.
    Mas em frente onde trabalhava tinha uma empresa que trabalha mais homens e sempre sofria assédio.
    É muito constrangedor .

Comments are closed.

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar