segunda-feira, 9 setembro

    Como surgiu o Outubro ROSA

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Vários Estados dos EUA, tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

    Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com pessoas que venceram a doença.

    A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos do mundo, com o objetivo de conscientizar e orientar a prevenção e tratamento da doença.

    Saiba como fazer o autoexame

    Não há uma causa definida para a doença, existem fatores de referência para a investigação. Quanto mais idade, maior o risco de desenvolver a doença, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, como idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, idade em que entrou na menopausa, além do histórico familiar, consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, exposição à radiação ionizante, podem colaborar para o desenvolvimento da doença.

    O AUTOEXAME é a primeira ferramenta que a mulher tem para perceber a doença.

    Em pé, em frente a um espelho, observe a superfície dos seios, o bico e contorno das mamas.
    Ainda em pé, levante os braços e repare se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.
    Deitada, utilize a mão esquerda para apalpar a mama direita. Faça movimentos circulares suavemente, apertando levemente com a ponta dos dedos. Faça a mesma coisa a mama esquerda utilizando a mão direita.
    No banho, com a pele úmida, levante o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda sobre a mama direita até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.
    É importante que a mulher conheça seu corpo, e a qualquer alteração perceptível pelo autoexame, procure imediata o médico. Toda mulher, precisa se consultar regularmente com Ginecologista, para manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças.

    O objetivo da campanha do Outubro Rosa, é chamar a atenção para todas as pessoas sobre o câncer de mama, e reforçar a responsabilidade das pessoas, no intuito de que todos podem conversar com as mulheres a sua volta, quanto aos hábitos saudáveis além do autoexame, como atividades físicas, alimentação saudável, entre outros.

    Pesquisas apontam que cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são praticados bons hábitos.

    Vale destacar também que, embora seja mais raro, e em número menor, homens também podem ser vítimas da doença, e da mesma forma, é importante se conscientizar e fazer regularmente o autoexame.

    Fonte de pesquisa: Google

    spot_imgspot_img