19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeGuarda vai pilotar drones

Guarda vai pilotar drones

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Segurança

O uso de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones, é utilizado estrategicamente pela Guarda Civil de Contagem com a finalidade de garantir segurança de eventos e equipamentos públicos, proteger a flora e a fauna de áreas ambientais do município e monitorar demais atividades da instituição. Mas, para pilotar os equipamentos, são necessários habilitação e treinamento conforme regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Diante dessas exigências, 11 integrantes da Guarda Civil, sendo nove homens e duas mulheres, passaram por um treinamento para obter autorização para pilotar o equipamento. O curso foi ministrado por policiais penais do Grupamento de Patrulha Aérea (Gpaer) do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).
Foi disponibilizado, em sua grade curricular, aulas práticas e teóricas, totalizando 24 horas. A capacitação foi ministrada de acordo com as normas do Manual do Comando da Aeronáutica (MCA 56-3) para aeronaves não tripuladas para uso em proveito dos órgãos ligados aos governos federal, estadual e municipal.
No período noturno, os alunos puderam conhecer e usar a câmera termal. Essa tecnologia permite localizar pessoas, animais e quase todos os objetos e materiais, mesmo em total escuridão, a partir da detecção da temperatura, transformando-os em imagens e vídeos. “A Guarda Civil sempre busca inovações tecnológicas para melhorar cada vez mais a segurança do cidadão. Será uma ferramenta importante para o nosso trabalho, principalmente na proteção de áreas ambientais”, destacou a subcomandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho, que foi uma das alunas do curso.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar