24.9 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosDestaques15º FESTIVAL DE ABÓBORAS

15º FESTIVAL DE ABÓBORAS

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA – Na época do Brasil Colônia, por volta de 1700, a Coroa Portuguesa mantinha o controle sobre toda riqueza brasileira. O ouro era o principal objetivo  dos colonizadores  e ele existia em grande quantidade na região de Minas Gerais. Para o estado vinha todo tipo de gente em busca de riquezas, desta forma, as cidades surgiam e cresciam em torno das lavras do ouro.

Junto com os exploradores, comerciantes e funcionários da Coroa Portuguesa vinham os tropeiros que traziam escravos e mercadorias para vender. O Rei de Portugal, buscando exercer maior controle sobre o comércio, mandou construir postos fiscais ao longo dos caminhos onde eram feitas as contagens das cargas, dos escravos e cobrança de impostos. Um desses postos, também chamado de “Registros”, foi construído numa região, que na época, era conhecida como “Região das Abóboras”. Quando os tropeiros saiam em viagem, vindos da Bahia, de São Paulo e do Rio de Janeiro, davam a referência: “Vamos passar no Registro das Abóboras”.

A  tradição histórica traz outra  versão  para o nome  do  Município, afirmando que este estaria ligado a existência de uma família que teria por sobrenome “Abóboras”. Outros falam do Ribeirão das Abóboras que teria sido a origem do nome no Município. Mas o importante de tudo isso é que o legume da família das cucurbitáceas está presente na história da cidade que reconhece essa ligação que é tão marcante que há um festival na cidade com participação ativa da população chamado  Festival Gastronômico de Abóboras. Este faz parte do calendário anual  do   Município, inserido   através   da   Lei   4.406   de   04   de   novembro   de  2010, cuja primeira  edição  ocorreu   no   ano   de   2007,   tendo   como   objetivo   resgatar   a   história   da cidade,   favorecer   a   integração   entre   os   grupos   de   idosos   e   promover   um   concurso culinário de receitas típicas, onde o ingrediente principal é a abóbora, um dos símbolos do Município.

O que é o Festival Gastronômico de Abóboras?

O Festival Gastronômico de Abóboras é uma festa instituída no calendário da cidade por meio  da   Lei Nº   4406   de  04   de   Novembro  de   2010,   mas  antes   já   era  instituída   pela tradição da História da Cidade. O Festival está em sua 15ª edição neste ano.

A participação majoritária é sempre dos idosos dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS. Todos os anos, receitas típicas cuja abóbora é o ingrediente indispensável concorrem no festival. No entanto, em função do cenário pandêmico, o festival, em 2021, terá um cardápio típico com receitas vencedoras nos festivais passados. As refeições serão servidas nos três restaurantes populares do município entre os dias 23 e 27 de agosto. A prefeita Marília Campos e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França devem participar dos almoços.

Contagem comemora seu aniversário no dia 30 de agosto.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar