A COLORAÇÃO PESSOAL é a harmonização das cores naturais (pele, cabelos, olhos) com as cores artificiais que são adotadas nas roupas, acessórios, maquiagens e cabelos.
Na coloração pessoal tem o método sazonal expandido que relaciona a cor pessoal de cada pessoa a uma estação do ano, através de grupos cromáticos, por isso existe as cartelas denominadas de primavera, verão, outono e inverno, por que é considerada a similaridade das cores de uma estação com a beleza natural da pessoa.
A consultora de imagem, Kelly Verlim, proprietária da empresa Kelly Verlim Consultoria de Imagem e Estilo, destaca por exemplo, que uma mulher que possui uma das cartelas de inverno, possui as cores da paisagem do inverno em sua beleza. Descobrir a cartela de cores é uma volta para natureza que é perfeita, e ela já nos deu as nossas melhores cores.
As pessoas com pele de sub tom frio podem pertencer aos grupos cromáticos referentes às cartelas de inverno ou verão e as pessoas que possuem o sub tom de pele quente, podem ter uma das cartelas de outono ou primavera. Cada uma destas estações se sub dividem em outras três (por exemplo, o outono se divide em outono suave, outono puro e outono escuro), dependendo da intensidade (cores vivas ou cores opacas/suaves) e profundidade (cores claras ou cores escuras) das cores que ficam mais harmônicas para a pessoa.
O teste é feito em homens e mulheres, e o cliente deve estar completamente sem maquiagem e sem protetor solar para fazer o teste de coloração pessoal e o teste deve ser realizado sob luz natural e de frente a um espelho para que a cliente visualize o efeito das cores em seu rosto.
São colocados tecidos de diversas cores próximos ao rosto da cliente para que sejam observados, primeiramente, qual é a temperatura da pele (quente ou fria) e após, qual é a intensidade e a profundidade das cores que mais realçam a sua beleza natural.
A partir da observação destes requisitos chega-se na cartela de cores do cliente com uma gama de cores ideais para roupas, maquiagens, acessórios (se a pessoa fica melhor com acessórios prateados ou dourados) e cabelos.
É importante ressaltar que as cores da cartela devem sem observadas somente na parte de cima das roupas, maquiagens, acessórios e cabelos, ou seja, em tudo o que fica próximo ao rosto.
As melhores cores da cartela de cada pessoa, iluminam o rosto, rejuvenescem (elimina até 10 anos na aparência), dá um aspecto saudável e descansado, harmoniza com o conjunto, ameniza rugas, manchas e linhas de expressão, suaviza a textura da pele, uniformiza o tom de pele, valoriza os traços e afina o rosto.
Kelly Verlim afirma que por outro lado, as cores erradas apagam, ou escurecem o rosto, envelhece, dá um aspecto cansado ao rosto, acentua marcas de expressão, deixa a pele amarelada ou acinzentada, distorce proporções, realçam as manchas e não valoriza os nossos traços naturais.
Os benefícios da análise de coloração pessoal, são muitos, porque além do efeito direto que a cor certa tem em nosso rosto, o conhecimento da cartela propicia que compras de roupas mais assertivas, nas cores certas valorizadas, evita erros na coloração dos cabelos, na escolha de estampas e acessórios, e o cliente aprende a fazer harmonias cromáticas, combinando cores nos looks o que permite um novo olhar sob o guarda roupa e maior aproveitamento das roupas que tem no armário. Saiba mais informações no Instagram : @kellyverlim.imagemeestilo
Foto: omagaquefez