18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosEducaçãoEntidades defendem amplo debate sobre data do Enem

Entidades defendem amplo debate sobre data do Enem

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

No último sábado, 20, foi aberta a Consulta Pública aos Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) para definir a data da prova. Entre as opções estão adiar em 60, 90 ou 180 dias da data anterior, marcada para 22 e 29 de novembro. A consulta irá durar dez dias.
Para Rozana Barroso, presidenta da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a consulta pública reflete a falta de direção, de projeto e de planejamento do Mec (Ministério da Educação) , além de se eximir da responsabilidade de pensar uma data de acordo com a realidade que a pandemia da Covid-19 impôs.
“Quais são os critérios destas datas? Da onde saíram essas datas, se ainda não sabemos como será o ano letivo de 2020. A enquete não reflete a realidade da maioria dos estudantes brasileiros, que agora em junho já somam mais de três meses sem aulas”, avalia Rozana, que é estudante de cursinho popular.
Para as entidades Ubes e Une é necessário um amplo debate com estudantes, professores, técnicos e especialistas em educação e saúde para chegar a uma data adequada. “Além disso, é necessário saber quais serão os rumos das aulas ´presenciais na rede pública ainda, uma vez que os estudantes dessas escolas são muito afetados por conta da desigualdade na inclusão digital”, finaliza a presidenta.
Dessa forma, a consulta pública não deve ser decisiva sobre a data da prova pois não abrangerá a realidade.
“O Enem é a principal meio de acesso para o ensino superior e todo cuidado na análise sobre sua realização neste ano, já que a pandemia tem impactado fortemente a educação da nossa geração”, observa Rozana.
A Ubes realizará debates nas redes sociais com entidades ligadas à educação, estudantes e professores para esclarecer sobre as datas e os caminhos do ano letivo de 2020 e a inclusão digital.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar