25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeReforço na luta contra o Covid-19

Reforço na luta contra o Covid-19

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Na primeira reunião remota do Legislativo de Contagem, realizada nesta terça-feira (31/03) a partir de uma plataforma na internet, os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto de lei do Executivo que flexibiliza a gestão dos contratos administrativos e dos recursos dos fundos municipais, para fortalecer as ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) e suas consequências.
Devido à pandemia, a Câmara de Contagem está fechada desde o dia 20 de março, mantendo seus servidores trabalhando em regime home office (a partir de casa). No entanto, diante das consequências do isolamento social para a administração pública, os vereadores foram convocados para apreciarem o PL 008/2020. E, para evitar aglomerações, como orientado pelas autoridades de saúde, os parlamentares o fizeram sem sair de casa, e a população pode acompanhar em tempo real pela página da Câmara no Facebook.
De forma geral, a matéria permite maior flexibilidade no tratamento dos contratos administrativos e na transposição de recursos entre os fundos municipais, de acordo com a necessidade, mas sem desrespeitar o orçamento. Em mensagem que acompanha a matéria, o prefeito Alex de Freitas destaca que o objetivo é salvaguardar o interesse público e a continuidade da prestação dos serviços, além da manutenção da renda dos trabalhadores e profissionais terceirizados que prestam serviços à Administração Pública de forma contínua.
“O Poder Executivo Municipal entende necessária a aprovação de normas específicas de finanças e contratação públicas, com efeitos excepcionais, de forma a dotar o Município de recursos financeiros suficientes para fazer frente, de forma rápida e eficaz, às necessidades urgentes da população em um contexto de redução das expectativas de arrecadação, bem como mitigar os efeitos econômicos para os trabalhadores e profissionais que prestem serviços para a Administração e que tenham suas atividades reduzidas por força das medidas de restrição impostas pelas autoridades públicas”, justifica o prefeito.

Vereadores solicitam esclarecimentos

Preocupado com a pandemia que assola o mundo, o Legislativo de Contagem tem cobrado da Prefeitura ações e informações em relação ao combate ao novo coronavírus (Covid-19) no município.
Nesta segunda-feira (30/03), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal encaminhou ofício à Secretaria de Saúde solicitando informações quanto às medidas adotadas no município para prevenção e atendimento dos casos de Covid-19. A medida reforça as cobranças do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, nas últimas semanas, pela divulgação de dados sobre estratégias para enfrentamento à doença e números atualizados de notificações, testes e protocolos.
“Considerando a gravidade do momento que estamos vivendo em função da pandemia do Covid-19 e da grande quantidade de informações e fake news que estão sendo compartilhadas, há grande necessidade de divulgar os dados oficialmente para que a população não entre em pânico e tenha acesso aos números verdadeiros”, explica Carvalho.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar