18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosCidadeRedução da violência

Redução da violência

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Maria Ramos, 78 anos, moradora do Parque São João, passou, no último dia (25/11) à tarde, pela Praça da Glória, quando saiu de mais uma reunião na Paróquia Nossa Senhora da Glória, que fica localizada bem rente à praça. Ela se sente segura em transitar por ali e também no bairro onde reside, o Parque São João, na regional Eldorado. “Senti uma melhora na segurança, porque estava um negócio de roubo nas lojas. Nós temos um bar que já foi arrombado duas vezes, e agora isso não acontece mais”. A opinião de Maria Ramos é a mesma de Ana Lúcia Fernandes, 60 anos, que mora e trabalha na Praça da Glória há cerca de quatro anos. Para ela, a segurança no local melhorou. “Na padaria onde trabalho, há mais de dois anos não vejo nenhum roubo, e também não vejo nem menino correndo com celular pela praça. Tem os guardas, que passam muito por aqui, e tem uma base de segurança. Eu acho que a segurança melhorou, sim”, diz.
A sensação de melhoria na segurança percebida por Maria Ramos e Ana Lúcia Fernandes é confirmada por estatísticas e números, como os dados divulgados pelo Portal Minas em Números, do governo de Minas, que foram analisados e trabalhados pelo Observatório Socioeconômico de Contagem. O Observatório é um centro de conhecimento e difusão de informações socioeconômicas do município viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Contagem (Sedecon).
De janeiro a setembro dos anos de 2017, 2018 e 2019, Contagem registrou queda de 49% nas ocorrências de roubos, 48% nos crimes violentos, 11% nos furtos de carros e 32% nos registros de homicídios. A taxa é obtida pela razão entre o número de crimes violentos registrados e o tamanho da população. Crimes violentos abrangem: homicídio (tentado e consumado), estupro (tentado e consumado), extorsão diante de sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado, roubo consumado e estupro de vulnerável (tentado e consumado). Não é contabilizado o número de vítimas, e sim de ocorrências, que podem ou não ser registradas pela população.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar