18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosPolíticaMercado de trabalho

Mercado de trabalho

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores do Brasil”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, no geral, a população brasileira está envelhecendo; o número de pessoas com mais de 65 anos de idade cresceu 26% entre 2012 e 2018, ao passo que a população de até 13 anos de idade teve recuo de 6%.
Contrastando com esse número, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou, em 2018, que a população idosa representa apenas 7,8% dos trabalhadores formais no País, e a empregabilidade após os 50 anos cai drasticamente.
Pensando em incluir essas pessoas no mercado de trabalho, os vereadores da Câmara Municipal de Contagem deram importantes contribuições para a valorização e inclusão dos profissionais acima dos 50 anos de idade.
Durante a 38ª reunião ordinária, realizada na última terça-feira (19/11), a Câmara aprovou por unanimidade um projeto de lei (PL 057/19) de autoria do vereador Arnaldo de Oliveira que cria, em Contagem, o selo “Empresa Amiga da Pessoa Idosa”, que pretende incentivar as empresas do município a adotarem políticas públicas que contribuam com a qualidade de vida da pessoa idosa, seja por adoção de programas ou por oferta de vagas para esse público.

Cotas em concursos públicos

Outro projeto importante discutido durante a reunião foi o PL 071/2019, de autoria do vereador Alex Chiodi e também assinado pelos vereadores Zé Antônio do Hospital Santa Helena e Dr. Rubens Campos. O projeto foi lido e admitido em plenário e, agora, passa a tramitar na Procuradoria da Casa e posteriormente nas Comissões Temáticas.
O projeto pretende instituir cotas para pessoas com mais de 50 anos nos concursos públicos municipais. De acordo com o texto proposto, a administração pública deverá reservar 10% das vagas ofertadas para esse público. Chiodi sugeriu, ainda, que o incentivo seja estendido às empresas terceirizadas que prestam serviço no município através da Prefeitura.
Além disso, o vereador apresentou também uma indicação para a Prefeitura de Contagem, sugerindo que o Executivo faça um projeto de lei que possa dar incentivos tributários e fiscais – como descontos nos impostos de incidência municipal, como IPTU e ISS, por exemplo – para empresas que contratam pessoas acima dos 50 anos de idade.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar