19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeFesta de Nossa Senhora do Rosário

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Mais uma vez, Contagem se prepara celebrar uma das mais tradicionais festas da cidade, a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Promovida pela Comunidade Quilombola dos Arturos, com o apoio da Prefeitura de Contagem, a festividade, neste ano, começa no sábado (5/10) e vai até segunda (7/10). A programação será marcada por cortejos, atividades congadeiras, desfile de Guardas de Congo, além da tradicional Missa Conga, entre outras celebrações culturais e religiosas, que fazem parte da rica história da Comunidade dos Arturos.
Para o superintendente de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e líder da Comunidade Quilombola dos Arturos, Jorge Antônio dos Santos, a festa é uma forma de dar continuidade as manifestações culturais que eles trazem dos ancestrais , além de ser um momento de devoção e celebração da liberdade. “Apesar de termos uma comemoração específica no mês de maio, toda voltada à abolição da escravatura no Brasil, nós também comemoramos a qualquer época a abolição. Isso está presente nos toques, no som dos nossos tambores, nos cantos que são executados por nossos congadeiros, na nossa dança e em nossas manifestação de fé e devoção. Por isso, na celebração de Nossa Senhora do Rosário, além de podermos louvar, também demonstramos e agradecemos a liberdade do nosso povo”, finalizou.
Neste ano, estima-se que 3 mil pessoas vindas de várias regiões do país participem das comemorações de Nossa Senhora do Rosário. O público acompanhará ao longo dos três dias diversas manifestações culturais em homenagem à santa de devoção da comunidade. É esperado que 20 grupos de Congado dos Arturos se apresentem durante a festividade.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar