sábado, 26 outubro

    Festa de Nossa Senhora do Rosário

    Matérias Relacionadas

    Edição 1240 – 4 de Outubro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Revitalização da Lagoa da Pampulha

    Segurança hídrica O Governo de Minas Gerais, em parceria com...

    Na reta final, Marília faz caminhada

    Confiança e reconhecimento Abraços, sorrisos e beijos foram as reações...

    Transporte público gratuito vai garantir a acessibilidade dos eleitores em Contagem

    Para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais...

    Compartilhar

    Mais uma vez, Contagem se prepara celebrar uma das mais tradicionais festas da cidade, a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Promovida pela Comunidade Quilombola dos Arturos, com o apoio da Prefeitura de Contagem, a festividade, neste ano, começa no sábado (5/10) e vai até segunda (7/10). A programação será marcada por cortejos, atividades congadeiras, desfile de Guardas de Congo, além da tradicional Missa Conga, entre outras celebrações culturais e religiosas, que fazem parte da rica história da Comunidade dos Arturos.
    Para o superintendente de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e líder da Comunidade Quilombola dos Arturos, Jorge Antônio dos Santos, a festa é uma forma de dar continuidade as manifestações culturais que eles trazem dos ancestrais , além de ser um momento de devoção e celebração da liberdade. “Apesar de termos uma comemoração específica no mês de maio, toda voltada à abolição da escravatura no Brasil, nós também comemoramos a qualquer época a abolição. Isso está presente nos toques, no som dos nossos tambores, nos cantos que são executados por nossos congadeiros, na nossa dança e em nossas manifestação de fé e devoção. Por isso, na celebração de Nossa Senhora do Rosário, além de podermos louvar, também demonstramos e agradecemos a liberdade do nosso povo”, finalizou.
    Neste ano, estima-se que 3 mil pessoas vindas de várias regiões do país participem das comemorações de Nossa Senhora do Rosário. O público acompanhará ao longo dos três dias diversas manifestações culturais em homenagem à santa de devoção da comunidade. É esperado que 20 grupos de Congado dos Arturos se apresentem durante a festividade.