24.9 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeColunasEditorialEscolha responsável

Escolha responsável

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

No próximo domingo, 6 de outubro, acontece a eleição dos novos conselheiros tutelares. A votação se dará em 24 locais da cidade, no horário das 9h às 17h. Qualquer cidadão pode votar desde que seja eleitor do município e esteja portando o documento de Identidade, CPF e o Título de Eleitor.
O Conselho Tutelar atua por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.
O processo de escolha unificados dos conselhos tutelares representa um grande avanço para o fortalecimento desse órgão, que é essencial ao Sistema de Garantia dos Direitos e encarregado pela sociedade de zelar pela defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em 2019, o objetivo é dar maior visibilidade e clareza ao trabalho realizado pelos conselhos tutelares, o qual ainda é objeto de muito desconhecimento e confusão por parte da população e dos próprios atores do Sistema de Garantia de Direitos. Dessa forma, a expectativa é pela participação de um número maior de eleitores votantes.
Em Contagem, funcionam 7 (sete) conselhos tutelares, um em cada região da cidade. Cada Conselho Tutelar é composto por 5 (cinco) conselheiros, escolhidos em eleição direta, para atuar na sua região, por um período de 4 (quatro) anos.
O processo de eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares recebeu um número recorde de inscritos para concorrerem às 35 vagas disponíveis.
Mais uma vez a tarefa de conferir à comunidade contagense pessoas capazes de executar as tarefas de proteção às crianças e adolescentes, de zelar pela integridade das famílias, enfim, de eleger pessoas comprometidas com o outro e não apenas consigo mesmo, ficou por conta do cidadão. Como não há obrigatoriedade de voto, essa responsabilidade cai nas mãos de poucos que se dispõem a ir às urnas e votar. Assim, cresce a responsabilidade da escolha. É preciso ter muita consciência do peso de cada voto para que os futuros conselheiros tutelares não sejam apenas caroneiros no trem da alegria do serviço publico.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar