22.3 C
Contagem
segunda-feira, maio 27, 2024
HomeCadernosPolíticaAcesso simultâneo e online

Acesso simultâneo e online

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

O painel Gestão de Contratos foi apresentado a conselheiros e gestores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), nesta segunda-feira, 3 de junho. O sistema, inédito no País entre os tribunais brasileiros, permite aos gestores acesso simultâneo e online a todos os contratos em vigor no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A ferramenta concorre ao Prêmio Innovare de 2019.
O desembargador José Arthur Filho, a responsável pela Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional (Asplag), Selmara Alves Fernandes, e o gerente do Centro de Informações para Gestão Institucional, Luís Claudio de Souza, foram os representantes do TJMG que falaram sobre o sistema na reunião.
O magistrado salientou que a ferramenta possibilita acompanhar o andamento dos contratos e é extremante significativa para que os resultados imediatos sejam mensurados e, se for o caso, sejam propostas melhorias. Conforme explicou, será um grande facilitador de gestão, pois, além dos dados sobre os contratos, o sistema enviará um alerta 140 dias antes do vencimento do termo.
O sistema foi desenvolvido pelo TJMG, sem custos, sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência Rosimere das Graças Couto e do desembargador José Arthur Filho.
Acordo de cooperação – Coube ao gerente Luís Claudio de Souza e à assessora técnica Selmara Alves Fernandes detalhar o programa para os presentes. A dupla destacou alguns dos recursos disponíveis no sistema, como a análise individual do contrato, o status de vencimento, o andamento da execução de todos os contratos, a evolução de valores gastos, entre outros. A ferramenta também permite uma visão geral de gastos com locação de imóveis, execução de obras e distribuição de frota, entre outros.
O conselheiro do TCEMG Durval Ângelo destacou a importância de um sistema de gestão de contratos, principalmente em momentos de crise.

“Tenho certeza de que todo esse processo de controle tem gerado bastante economia, e toda ação que provoque economia é essencial neste momento”, afirmou.

Ele também acenou para a possibilidade de, futuramente, o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça estabelecerem um “acordo de cooperação para integrar melhor os sistemas das duas instituições”.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar