15.9 C
Contagem
domingo, junho 16, 2024
HomeCadernosCidadeMétodo Canguru

Método Canguru

Date:

Matérias Relacionadas

Anny Kalessa para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Anny Kalessa (@annykalessa), tenho 22 anos,...

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...
Ir para Criarteweb

O nascimento de uma criança é um momento de adaptação e aprendizagem para a mãe, o bebê e as pessoas que os cercam. A mãe, o pai e os responsáveis pela assistência à criança que acaba de chegar ao mundo precisam desenvolver comportamentos para cuidar do pequeno de forma eficiente e segura, principalmente se o neném tiver nascido antes de 37 semanas de gravidez (prematuro) ou com baixo peso (inferior a 2,5 kg): nesses casos, se não houver uma assistência humanizada e de qualidade, o risco de mortalidade neonatal aumenta. O estímulo ao contato pele a pele precoce entre mãe/pai e bebê apresenta-se como um procedimento seguro, acessível e capaz de gerar benefícios para todos, mesmo nos casos em que a criança ainda não pode receber alta hospitalar e precisa permanecer internada.

O Método Canguru (MC), iniciativa que integra a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso e faz parte da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde (MS), busca melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e sua família, promovendo, a partir de uma abordagem humanizada e segura, o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe/pai e o bebê, de forma gradual e progressiva. Essa conduta favorece vínculos afetivos, estabilidade térmica, estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê. A mãe também é beneficiada, porque tem sua autoconfiança fortalecida. A aplicação do método também beneficia a gestão dos serviços hospitalares, por meio do uso eficaz e eficiente dos leitos de cuidado intensivo.

Para implementar esse método, é preciso que os profissionais envolvidos estejam aptos a promovê-lo. Nesse sentido, é fundamental a oferta a esses trabalhadores de capacitações para promoção do contato pele a pele entre mãe/pai e bebê. Atenta a essa necessidade, a gestão do Complexo Hospitalar de Contagem promoveu nos dias (31/7 e 1/8), no auditório do Complexo Hospitalar, o Treinamento Método Canguru.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar