24.4 C
Contagem
quinta-feira, junho 13, 2024
HomeCadernosGeralTemperaturas acima da média

Temperaturas acima da média

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...

O Impacto das eleições municipais nos serviços públicos

As eleições municipais, que elegem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores,...
Ir para Criarteweb

O inverno, que além das baixas temperaturas tem como característica o clima seco, começou na quinta-feira (21/06). Neste ano, a estação terá pouca influência dos fenômenos El Niño e La Niña, e deve apresentar temperaturas acima da média em quase todo o estado. Apenas no Nordeste de Minas as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média. Entretanto, isso não impede uma pequena alteração das temperaturas acima ou abaixo do esperado.

Durante a estação, a umidade relativa do ar vai gradativamente se tornando mais baixa, podendo atingir valores abaixo de 20%, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e parte do Norte de Minas. Nas regiões serranas, haverá mudanças relativamente rápidas nas condições do tempo, que podem aumentar a ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia.

De acordo com o meteorologista Arthur Chaves Neto, da Cemig , outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica.

Isso ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente, piorando a qualidade do ar nas cidades, explica.

Assim, o deslocamento de massas de ar frio, provenientes do Polo Sul, provocam quedas de temperatura significativas, enquanto o índice de chuvas diminui.
Chuvas – A estação, que comumente apresenta poucas chuvas, pode ter em julho a quantidade mínima para o mês. A expectativa é que nos meses de agosto e setembro os índices de chuva fiquem acima da média prevista. Em setembro, podem ocorrer pancadas de chuva com possibilidade de granizo.

Veja a previsão de temperaturas mínimas, máximas e médias para todas as regiões de Minas nos meses de julho, agosto e setembro:

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar