20.9 C
Contagem
quinta-feira, junho 13, 2024
HomeColunasEditorialFernão Dias pede socorro!

Fernão Dias pede socorro!

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...

O Impacto das eleições municipais nos serviços públicos

As eleições municipais, que elegem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores,...
Ir para Criarteweb

O parque Fernão Dias, uma das maiores áreas verdes em região urbana da Grande Belo Horizonte, pede socorro. Consumido pela ação do tempo, falta de manutenção e o vandalismo, o parque, que tem 1,3 milhão de metros quadrados e está localizado entre Contagem e Betim, é hoje uma pálida imagem do que era há dez anos atrás.

Amplamente utilizado pela população de Contagem e municípios vizinhos na década de 90, a área de lazer do parque, com brinquedos, quadras esportivas, mirante e demais equipamentos, estão quebrados, enferrujados e depredados. Toda a infraestrutura está em estado de completo abandono. Inclusive o local está interditado desde 2014, devido às condições de degradação e insegurança em que se encontra. É lastimável que os moradores de Contagem, tão carentes de espaço para o lazer, tenham sido privados de utilizar a estrutura do parque.

Mas, o mais preocupante é que a situação de abandono do parque Fernão Dias pelo poder público tem comprometido sua área ambiental, composta por mata nativa e nascentes. A denúncia foi feita pelo vereador Daniel do Irineu durante reunião realizada na terça-feira (14/02), no Plenário da Câmara.

O parlamentar mostrou aos colegas do Legislativo, imagens de satélites que identificam os focos de um enorme desmatamento da mata nativa e pediu aos colegas vereadores que se unam a ele em busca da revitalização e reflorestamento do parque, criado em 1980. Veja matéria na página 6.

A degradação do parque é também uma preocupação da deputada estadual e ex-prefeita de Contagem, Marília Campos, que tem lutado pela sua revitalização. Tudo leva a crer que sua luta começa a dar os primeiros resultados. Em dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a sanção do governador à Lei 22.428 que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias. A norma tramitou na Assembleia como Projeto de Lei 2.999/15, de autoria de Marília Campos, e foi aprovada em 2° turno em novembro passado.
Um dos objetivos da nova lei é proteger o ecossistema natural e os remanescentes de mata atlântica e a diversidade biológica. Só esperamos que esta lei seja colocada em prática o mais rápido possível.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar