25.3 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeCadernosSaúdeDoenças de pele

Doenças de pele

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Com a chegada do verão, a exposição ao sol, a umidade e ao calor ocorre um aumento do número de casos de algumas doenças de pele como “brotoeja”/miliárias (em bebês, principalmente), micoses de pele e unhas, queimaduras solares, manchas e dermatites. A dermatologista, Adriana Biagioni acrescenta que até mesmo a acne pode ser desencadeada pela ação do sol na pele ou pelo uso de cosméticos, como filtros solares.

O sol deixa a pele mais espessa, aumenta a eliminação de sebo e afasta as células de defesa, contribuindo para o surgimento de cravos e espinhas.

Apesar de poder ocorrer em qualquer época do ano, o verão é o período mais propício para o surgimento de furúnculo e foliculites. “O calor, a umidade e o excesso de suor favorecem a proliferação de bactérias causadoras dessas infecções. Além disso, o ato de raspar ou depilar os pelos também pode contribuir, já que desencadeia pequenas lesões de pele que atuam como “porta de entrada” para esses micro-organismos”, disse a médica.

Dicas – Por isso, evitar a exposição ao sol pode minimizar as chances de algumas doenças aparecerem. Veja outras dicas da dermatologista para tratar os problemas de pele dessa época.
Manchas causadas por limão + sol – Não usar receitas caseiras ou medicamentos sem prescrição médica e procurar um dermatologista para o tratamento adequado. Tentativas de tratamento sem orientação podem até agravar a mancha.
Herpes labial – Evitar exposição solar intensa e tomar sol aos poucos pode ajudar. Além disso, em casos de episódios de repetição pode ser feita uma profilaxia com antivirais usados para o tratamento de herpes.
Micose da virilha – A micose é causada por fungos, micro-organismos que podem infectar a pele, a partir do contato com ambientes contaminados (terra, areia, piso de saunas, vestiários, etc), com outra pessoa infectada ou com animais de pelo que apresentem o fungo na pele. É importante evitar a umidade nesse local do corpo.

Fonte: Adriana Biagioni, médica dermatologista e atua na Clínica da Pele, em Belo Horizonte (www.adrianabiagioni.com).

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar