24.1 C
Contagem
sábado, junho 22, 2024
HomeColunasArtigoSoft Skills: o comportamento também é importante

Soft Skills: o comportamento também é importante

Date:

Matérias Relacionadas

Rayza Almeida para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Rayza Almeida(almeira_rayzaaxz), tenho 20 anos, estou...

Edição 1234 21 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras de mobilidade na BR-381

Desenvolvimento Contagem não para. Após articular, em Brasília, uma reunião...

Restauração do Centro Cultural

Cuidado com o patrimônio Na última semana a Prefeitura deu...

Procon Câmara bate recordes em atendimentos

Referência em defesa do consumidor desde sua inauguração, em...
Ir para Criarteweb

Em um mundo cada vez mais frágil, ansioso, não linear e incompreensível, nós, seres humanos, podemos permanecer estáticos? Somos seres em movimento, inacabados, logo, precisamos ter um propósito, algo a se buscar e aprimorar.
Estudos recentes demonstram que a maioria das demissões se deve a problemas de comportamento, como falta de controle emocional, resistência à adaptação, mau relacionamento interpessoal, mau uso das redes sociais, manifestações pessoais que promovem ataques ou são contrárias aos valores da organização.
Peter Drucker, pai da administração moderna, apresenta uma frase que reforça claramente a necessidade de se atentar para o comportamento dentro das empresas, que é: “as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Cada vez mais, as empresas procuram profissionais com habilidades que não se limitem apenas ao desempenho técnico, mas também sejam capazes de lidar com situações que exigem habilidades emocionais.
Em se tratando de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional, encontramos com frequência o uso do termo Soft Skills – habilidades que surgem por meio da experiência sociocomportamental do indivíduo, ou seja: o profissional além das habilidades técnicas. Resiliência, flexibilidade, empatia, organização e planejamento, colaboração, capacidade de resolver problemas, trabalhar sob pressão, liderança, ética, visão geral, são exemplos de habilidades Soft Skills.
Para desenvolver ou aprimorar suas habilidades, o profissional precisa estar atento às mudanças ao seu redor; ter conhecimento das barreiras que impedem o êxito profissional, especialmente no que se refere às habilidades comportamentais. É indicado que o profissional se capacite para agir de forma proativa, na resolução de conflitos, saiba lidar com situações de pressão, ter espírito de liderança e capacidade analítica.
Ao adotar um modelo pedagógico inovador, pautado na excelência do ensino e formação profissional, o Senac, ao longo dos seus 78 anos de mercado e com o histórico de milhares de pessoas capacitadas através dos cursos nas diversas áreas e modalidades, em destaque o Programa Senac de Gratuidade – PSG, proporciona ao aluno a formação profissional integral, oferecendo um espaço significativo para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades sociocomportamentais e técnicas, formando, portanto, um profissional capaz de atuar com excelência no mercado de trabalho.

*Por Gabriel L. Lemos Maia-  Docente da Faculdade Senac Contagem.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar