sábado, 27 julho

    Prontuário eletrônico

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    Registro integrado

    Nos últimos anos, a Rede de Saúde de Contagem tem sido marcada por grandes investimentos para melhorar ainda mais a assistência e modernizar os equipamentos e o sistema de atendimento. Um dos grandes avanços do SUS Contagem foi a implantação do prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde (UBSs), farmácias distritais, centros de Atenção Especializada – Iria Diniz e Ressaca, centros de Atenção Psicossocial e Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (Ceaps).
    A implantação do prontuário eletrônico, que é uma plataforma digital inteligente para o registro integrado dos dados de saúde dos pacientes, foi iniciada no final de 2020. Contudo, só foi efetivada nos últimos três anos com esforço da atual administração municipal em fortalecer ainda mais a assistência em saúde. Prescrições de medicamentos, solicitações de exames, emissão de documentos clínicos, encaminhamento para outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, entre outros serviços são algumas das informações que ficam armazenadas no sistema.
    Para realizar a implantação, a Prefeitura de Contagem realizou a troca de cerca de duas mil máquinas, além de investir na rede lógica, ou seja, internet dos equipamentos de saúde. São investidos, por ano, cerca de R$ 6,5 milhões, envolvendo recursos municipais, federais e estaduais.
    A médica da unidade, Caroline Rodarte, afirmou que o sistema integrado é essencial para a assistência. “Quando os prontuários ainda eram de papel era mais difícil, porque fazíamos o compartilhamento com outros profissionais. E agora, nós temos acesso a todas as informações de forma integrada. Isso é muito importante, principalmente na Atenção Básica que precisa de continuidade”, avaliou.

    Os benefícios
    Além de facilitar o processo de trabalho e marcações de consultas e exames, o prontuário eletrônico também permite que as unidades recepcionem o paciente e façam o acompanhamento do usuário dentro da unidade. Para além disso, outro benefício é em relação à questão gerencial, que permite a verificação da quantidade de atendimentos realizados por cada profissional e o tempo de atendimento, contribuindo para construção da estratégia de atendimento de cada equipamento. “Gerencialmente, ele nos entrega muitos dados importantes que nos ajudam a trabalhar na construção de uma agenda mais eficiente.”, destacou a gerente das UBSs Durval de Barros e Inconfidentes, Fernanda Ataíde.

    spot_imgspot_img