25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeSistema Integrado de Mobilidade

Sistema Integrado de Mobilidade

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Transporte público

Em Contagem, um relevante projeto para melhorar a mobilidade e o serviço de transporte público da cidade está em pleno desenvolvimento, com várias fases avançadas e outras concluídas. É o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que conta com terminais, estações de transferência de passageiros, corredores adequados, modernizações, entre outras intervenções que já estão trazendo benefícios para quem vive, trabalha e passa pelo município.
O SIM representa a maior mudança de conceito na mobilidade de Contagem e tornará o transporte público mais eficiente, inteligente, ágil, seguro e econômico para todos os usuários. Com o novo sistema, a população poderá transitar por todas as oito regiões da cidade, pagando apenas uma única tarifa.
Estações – Etapa fundamental para a implantação do SIM, as dez estações foram instaladas ao longo das avenidas João César de Oliveira (sete), General David Sarnoff (duas) e LMG-808 (uma), compondo o Corredor Norte-Sul II, e estão concluídas. Restam algumas intervenções viárias a serem feitas. As estações 2, 3 e 4 – respectivamente em frente ao prédio da Receita Municipal, ao lado do viaduto Beatriz e próxima ao Hospital Municipal – vão passar por obras de adequação das pistas, a fim de nivelar a altura com as plataformas de embarque e desembarque de passageiros, para garantir a segurança dos usuários. Elas serão colocadas em operação quando todas as demais obras do sistema estiverem prontas para que o funcionamento seja eficiente.

Os terminais vão integrar o sistema são quatro

Terminais Petrolândia e Ressaca estão concluídos e a licitação para os terminais Sede e Vargem das Flores será realizada em breve

Os terminais que vão integrar o sistema são quatro: Ressaca, Petrolândia, Sede e Vargem das Flores. Os dois primeiros já estão prontos e os outros serão licitados em breve. O Terminal Ressaca fica na avenida Severino Ballesteros, ao lado do parque Sarandi e em frente ao Shopping Contagem; o Petrolândia está localizado na Via Expressa, na divisa dos bairros Santa Helena e Petrolândia. O Terminal Vargem das Flores será construído na LMG-808, altura do bairro Darcy Ribeiro; e o Sede, na avenida João César de Oliveira, entre o viaduto Beatriz e o 18° Batalhão da Polícia Militar. Neste trecho, a avenida será deslocada para a direita, o que permitirá que as obras avancem sem alterações no trânsito. O novo traçado, que tem cerca de 200m, já está pronto.
A expectativa é que o processo licitatório para as obras do Terminal Sede seja iniciado em abril. Ele vai contemplar a construção da estrutura e a requalificação da av. João César de Oliveira, no trecho do viaduto Beatriz até a estação 2 (Fórum). Já onde será construído o Terminal Vargem das Flores, atualmente, está sendo feito o remanejamento de uma adutora em aço da Copasa, ação indispensável para viabilizar a obra do terminal.

São três os corredores de transporte

Viaduto Integração e alça de retorno do parque Sarandi fazem parte das obras de implantação do Corredor Ressaca

O SIM é composto ainda por três corredores: Norte-Sul, Leste-Oeste e Ressaca. Em função das diferenças das estruturas de tráfego, serão dois tipos de operação: o BRT (Bus Rapid Transit) ou Transporte Rápido por Ônibus, e o BRS (Bus Rapid Service). No BRT, o passageiro embarca em um terminal e viaja até a região de destino, pagando uma tarifa única. Já o BRS caracteriza-se pelas faixas preferenciais e exclusivas de ônibus.
No trecho II do Corredor Norte-Sul, nas avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff, será implantado o sistema BRT e nos corredores Leste-Oeste e Ressaca irá operar o sistema BRS.
O Corredor Norte-Sul tem 20 km de extensão e será o eixo de maior demanda de passageiros do novo sistema de transporte coletivo. Ele é composto por dois trechos distintos: o primeiro inicia-se no extremo norte, em Nova Contagem, até o início da avenida João César de Oliveira e será BRS. O segundo trecho começa na av. João César de Oliveira e termina na av. Gal. David Sarnoff, na Cidade Industrial. Toda a extensão do trecho terá características de BRT, com estações de transferência no canteiro central e faixa exclusiva.
O Corredor Leste-Oeste tem 11 km de extensão e será um corredor do tipo BRS, com faixa preferencial para ônibus à direita da via. Ligará as regionais Petrolândia e Ressaca e será composto por três vias principais: Via Expressa, av. Helena Vasconcelos Costa e av. Severino Ballesteros. Nas extremidades leste e oeste estão os terminais Ressaca e Petrolândia, respectivamente.
O Corredor Ressaca tem 9 km e é formado pelas avenidas Babita Camargos, Teleférico, João Gomes Cardoso e Severino Ballesteros Rodrigues, integrando as regiões Ressaca, Eldorado e Industrial.

Diversas obras de mobilidade

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) conta com diversas obras de mobilidade e vai muito além dos terminais e das estações. Dentre as intervenções, a ampliação de seis viadutos, a implantação de duas trincheiras e duas alças de retorno, além da avenida Maracanã e até a revitalização de praças, parques e plantio de 3.050 árvores.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Contagem segue em negociação com o governo estadual para que as linhas metropolitanas, que representam 60% do transporte público que circula pela cidade, também estejam integradas ao novo sistema. O SIM vai funcionar de forma otimizada, com mais qualidade, com ônibus novos que possuem motores que emitem menos poluentes, a fim de oferecer um serviço de transporte ambientalmente sustentável.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar