22.3 C
Contagem
segunda-feira, maio 27, 2024
HomeCadernosPolíticaProtocolo de governança

Protocolo de governança

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Mais sinergia

Foi assinado, na última quinta-feira (25/4), o Protocolo de Governança Integrada dos Sistemas de Transportes entre o estado de Minas Gerais e as prefeituras de Contagem e Belo Horizonte. O documento é um compromisso estabelecido entre as instituições para que haja um canal formal de diálogo e colaboração para tratar questões de Transporte Público.
A integração entre os municípios de Contagem, Belo Horizonte e o Estado é o caminho para a melhoria da qualidade da mobilidade para a população e isso inclui projetos como a expansão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o BRT Amazonas e o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que está em fase de implantação.
“Neste momento, quando há grandes projetos acontecendo, nós entendemos que é importante formalizar o protocolo que vai criar mais sinergia entre os órgãos para mais transparência e celeridade nos projetos a serem desenvolvidos nos próximos anos”, afirmou o presidente da Transcon, Sant Clair Terres.
O canal formal de diálogo vai permitir que exista o compartilhamento de dados e informações relacionadas à mobilidade urbana dos municípios, discussão de desafios institucionais, técnicos, financeiros e operacionais e desenvolvimento de estudos voltados para um novo modelo de governança dos sistemas de transporte coletivo.
“Nós vamos colaborar com muita responsabilidade e com respeito dentro da legalidade para construir soluções sustentáveis para a mobilidade na Região Metropolitana, afirma o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Dantas”.
“Esta coordenação de esforços e o reforço deste compromisso de diálogo permitirão a busca de soluções conjuntas para enfrentar problemas relacionados à integração metropolitana”, disse o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Além do presidente Sant Clair Terres, assinaram o documento, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Leandro César Pereira; e o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Soares Dantas.

Fiscalização

Com o objetivo de melhorar a mobilidade para a população contagense, o SIM, que está em fase de implantação, vai proporcionar aos moradores um transporte público mais eficiente, ágil e econômico, já que será cobrado tarifa única para o deslocamento.
Além disso, com a estrutura de dez estações, quatro terminais e três corredores o deslocamento pela cidade será mais rápido, possibilitando que a população chegue ao seu destino em um período mais curto de tempo.
E as melhorias para a mobilidade não se resumem apenas ao transporte público. Obras como a ampliação de seis viadutos, duas alças de retorno, implantação da avenida Maracanã e duas trincheiras, revolucionam o trânsito em Contagem, criando ligações mais eficazes entre regionais, integrando toda a cidade.

Últimas Matérias

spot_img

DEIXE SUA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar