25.3 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeCadernosCidadeMonitoramento e fiscalização

Monitoramento e fiscalização

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Fiscalização

A gestão eficiente do transporte público é essencial para o bom funcionamento de uma cidade como Contagem. Por isso, acompanhar o cumprimento de itinerários, bem como dos horários, de chegada e saída dos coletivos do ponto final é fundamental. Atividade que é desenvolvida pela Central de Monitoramento da Transcon, que monitora os 269 ônibus municipais, que circulam por meio de 41 linhas, realizando cerca de 26 mil viagens mensais.
O monitoramento interno permite identificar omissões de viagem, atrasos, desvios de itinerários, entre outros, bem como analisar e responder às demandas dos passageiros que chegam pelo telefone ou pelo aplicativo do Sigabus. A partir desse monitoramento e das solicitações dos passageiros, é possível identificar as empresas que apresentam irregularidades e notificá-las.
A Central de Monitoramento também é responsável por atualizar as informações sobre os ônibus no aplicativo do Sigabus e no site da Transcon. O Sigabus permite que os passageiros tenham acesso a notícias sobre o transporte público municipal em tempo real, como avisos de desvio de rota causados por acidentes (sinistros) ou obras, pontos desativados ou temporários, quadro de horários e itinerários dos ônibus. Esse sistema não apenas proporciona aos passageiros acesso a informações importantes, mas também contribui para a segurança e eficiência do serviço.

Fiscalização

Para garantir a segurança dos usuários, semanalmente, são feitas fiscalizações preventivas nas garagens e nos pontos de controle dos ônibus. De 2021 até o momento, foram realizadas 556 vistorias preventivas nos ônibus de Contagem, que resultaram no recolhimento de 328 Autorizações de Tráfego.
“Durante as fiscalizações, a equipe aborda os ônibus e avalia se há irregularidades, caso seja constatada algo errado a Autorização de Tráfego é recolhida e o ônibus fica proibido de realizar viagens até que o veículo seja regularizado”, explicou Saint Clair.
A Transcon ressalta que os usuários que encontrarem alguma irregularidade nos ônibus podem registrar sua reclamação pelos telefones 118 e (31) 3329-3390, informando o número do veículo, o número da linha e o horário do ocorrido.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar