20.1 C
Contagem
sexta-feira, maio 17, 2024
HomeCadernosSaúdeDia Nacional da Luta Antimanicomial

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1231 17 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1231 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Adriana Mascarenhas para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

A vida nunca prometeu glamour para Adriana Mascarenhas. Aos...

Câmara inaugura usina fotovoltaica

A Câmara de Contagem concluiu neste mês a instalação...

Teletrabalho no governo de Minas

Recuperação estrutural Os cerca de 8 mil servidores que trabalham...

Transcon aposta em ação inusitada

Conscientização Para a campanha do Maio Amarelo 2024, a Transcon...
Ir para Criarteweb

Saúde mental

Em Contagem, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio, terá uma programação especial voltada usuários/pacientes da Rede de Atenção Psicossocial de Contagem (RAPS). Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), o Circuito Antimanicomial contará com vários eventos por toda cidade. O destaque será para o cuidado com a saúde mental, de forma digna e humanizada, e o fortalecimento do movimento.
A programação do Circuito Antimanicomial, sob o tema “Do Rio ao Mar: somos os povos que navegam em confluências contra os genocídios para justiça triunfar”, começou no dia 18 de abril e vai se encerrar no dia 15 de maio, com o Ato Municipal no Espaço Popular Eldorado, para festejar e comemorar a rede substitutiva aos manicômios.
“No ano de 2024 é importante dizer que temos uma programação robusta no município de Contagem para mostrar todos os serviços que ofertamos. Essa é uma das ações prioritárias do governo: o fortalecimento das intervenções em saúde mental”, salientou a superintendente em Redes de Atenção à Saúde da SMS, Julia Diniz.
Na próxima sexta-feira (3/5), será feita uma roda de conversa com a pesquisadora, economista e doutora em Sociologia Liliam Campos, destacando a importância do emprego assistido. Já no dia 17 de maio, Contagem levará cerca de 250 pessoas, entre usuários e trabalhadores, para o ato estadual, onde será realizado um desfile na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O ato estadual foi construído junto ao Fórum Mineiro de Saúde Mental e que conta com a participação de outras cidades mineiras.
OBS: Para o Ato Estadual serão disponibilizados cinco ônibus para os usuários, familiares e trabalhadores do município de Contagem, que sairão de locais estratégicos para facilitar o acesso (o local de saída e horário de cada ônibus serão disponibilizados para todos os Distritos Sanitários posteriormente).

Dia Nacional da Luta

O dia 18 de maio é posto como Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que destaca a importância dos direitos das pessoas com sofrimento mental e do combate aos tratamentos em hospitais psiquiátricos. A data é fruto do Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, realizado em 1987, na cidade de Bauru em São Paulo, para discutir uma proposta de reforma do sistema psiquiátrico brasileiro. O chamado “Manifesto de Bauru” declarava apoio aos pacientes que eram submetidos a tratamentos desumanos e considerou a criação de uma data voltada à luta antimanicomial.
Segundo a superintendente em Redes de Atenção à Saúde, Julia Diniz, há mais de 30 anos, o Brasil desbanca a lógica manicomial de atendimento.

Últimas Matérias

spot_img

DEIXE SUA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar