28.6 C
Contagem
segunda-feira, abril 29, 2024
HomeCadernosEconomiaAvanço econômico

Avanço econômico

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1228 26 de Abril de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Desmanche do metrô de BH

Precarização dos serviços A tarifa está mais cara e foram...

Sistema Integrado de Mobilidade

Transporte público Em Contagem, um relevante projeto para melhorar a...

Monitoramento e fiscalização

Fiscalização A gestão eficiente do transporte público é essencial para...

Estresse e sedentarismo

Agir preventivamente Embora menos frequente na faixa etária, a enfermidade...
Ir para Criarteweb

Número bilionário

O ano de 2023 significou um importante aumento dos números de importações e exportações em Contagem, que, somadas, passaram de 1,3 bilhão de dólares, deixando a cidade em um patamar diferenciado, desenvolvimentista, produtos e multiplicador de valores. Os dados são do Portal de Estatísticas do Comércio Exterior, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), e foram analisados pelo Observatório Socioeconômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem.
O número bilionário do ano passado traduz o aumento do comércio da cidade com diversos países, mostrando um cenário exportador e, ao mesmo tempo, tendo a necessidade de importar produtos para a produção própria e revenda interna, o que gera não apenas renda, mas crescimento das empresas, o que possibilita, de forma local e até nacional, a criação de postos de trabalho. A cidade de Contagem, assim, se torna uma Importante porta de entrada de máquinas, equipamentos e insumos industriais, faturando e arrecadando no município.
Exportações – Na soma das exportações, Contagem registrou 428 milhões de dólares em 2023. Comparativamente ao ano de 2022, esse valor é 4,8% maior. O volume de exportações representou 1,2% de todas feitas em Minas Gerais em 2023, fazendo de Contagem o 19º maior município exportador. Nacionalmente, em 2023 Contagem ocupou o 151º lugar de cidades exportadoras.
Nas exportações, quem mais comprou produtos e serviços de Contagem foram os Estados Unidos. Os principais itens comprados foram transformadores e conversores elétricos; aparelhos de ligação ou conexão de circuitos elétricos; e materiais minerais, como fibras de carbono ou de turfa. Ao todo, os norte-americanos foram responsáveis por 37% de tudo que foi exportado de Contagem em 2023. Em moeda corrente, foram mais de 160 milhões de dólares.
Importações – Apesar de os números de importações serem maiores, isso mostra o investimento feito na cidade para que produtos sejam produzidos e serviços sejam prestados de uma forma que aconteçam em melhor e maior escala no Estado e no país, possibilitando o desenvolvimento na cidade e das próprias empresas. O volume no ano passado foi de U$ 893,77 milhões, que colocou a cidade como a quarta que mais importou em Minas Gerais, um aumento de 5,8% em relação a 2022.
De todos os produtos importados pelo estado em 2023 no país, Contagem figurou no 58º lugar no ranking de cidades que mais importaram.
Entre os cinco maiores países que mais vendem para o município estão China (27%), Estados Unidos (19%), Itália (9,1%), Alemanha (8,3%) e Índia (6,5%).

Últimas Matérias

spot_img

DEIXE SUA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar