sexta-feira, 26 julho

    Jubileu de Nossa Senhora das Dores

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    A Paróquia São Gonçalo realizou, entre os dias 15 e 22 de março, o 218º Jubileu de Nossa Senhora das Dores. Neste ano, alinhado à Campanha da Fraternidade 2024, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema “Unidos à Maria por um mundo de irmãs e irmãos” convida os fiéis à meditação sobre a amizade social e o reconhecimento da vontade de Deus: todos são irmãos e irmãs. O jubileu de 2024 traz uma abordagem focada na construção de uma igreja solidária.
    O padre Márcio Ribeiro, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, destacou que a celebração é uma oportunidade para as pessoas demonstrarem seu compromisso com os valores cristãos de compaixão e serviço aos outros.
    “Em tempos como estes, onde a solidariedade e o amor ao próximo são tão essenciais, convido cada um de vocês a repensar o papel da nossa comunidade na ajuda aos mais necessitados, especialmente aqueles que sofrem com a fome e a carência.”

    O jubileu termina com a caminhada com a imagem de N. Sra das Dores (Foto: Newton de Castro Resende/PMC)

    Jubileu de Nossa Senhora das Dores

    Senhora das Dores é uma celebração religiosa dentro da tradição católica que honra Maria, mãe de Jesus, sob o título de “Nossa Senhora das Dores” ou “Mater Dolorosa”. A devoção se concentra nos sofrimentos que Maria experimentou durante a vida de Jesus, especialmente durante a Paixão e Morte de Cristo.
    Em Contagem, o Jubileu de Nossa Senhora das Dores é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do município e conta com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (FMPC), o que torna possível a realização do evento, enraizado na história de Contagem, onde a devoção dos fiéis se entrelaça com a trajetória da cidade, tornando-o uma celebração única e significativa.

    Programação

    22 de março – sexta-feira – Dia do Jubileu de Nossa Senhora das Dores
    6h – Repique dos sinos e Oração do Terço
    9h30 às 12h – Exposição da imagem de Nossa Senhora das Dores no adro da matriz
    16h – Missa da Misericórdia, com os enfermos
    18h – Repique dos sinos e Oração do Ofício de Nossa Senhora
    19h30 – Missa solene – Dom Nivaldo Ferreira, bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa)
    Caminhada com Maria (após a missa solene) – caminhada com a imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja Matriz de São Gonçalo até a Comunidade São Rafael.

    spot_imgspot_img