18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosSaúdeProjeto beneficia pacientes com câncer nas viagens entre municípios

Projeto beneficia pacientes com câncer nas viagens entre municípios

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 2.290/15, de autoria do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), em reunião nesta terça-feira (27/2/24). A matéria trata da isenção do pagamento de passagem no transporte intermunicipal de passageiros, em Minas Gerais, a pacientes em tratamento de câncer.
Em seu texto original, o PL 2.290/15 isenta de pagamento de passagem no transporte intermunicipal os passageiros portadores de câncer que comprovarem não ter recursos financeiros para arcar com os custos do deslocamento. Ainda segundo o projeto, a isenção só beneficiará os pacientes no trajeto entre sua residência e o município onde se localiza o hospital de referência no qual fará exames ou tratamento.
Na justificativa que acompanha o texto do projeto, o deputado Doutor Wilson Batista informa que a ideia de criar a isenção surgiu da constatação de que, mesmo tendo acesso a exames e tratamento gratuitos por meio do Sistema Único de Saúde, alguns pacientes com câncer não comparecem ao hospital por não terem condições de pagar as passagens de ônibus entre um município e outro.

Substitutivo

A CCJ concluiu, entretanto, que tal medida invade a competência privativa do Poder Executivo, com impacto nos contratos celebrados pelo governo com empresas concessionárias de transporte. Por isso, apresentou o substitutivo nº 1, que autoriza o Estado a isentar os pacientes do pagamento das passagens. O novo texto amplia o alcance da medida ao autorizar que os acompanhantes também sejam contemplados com a isenção.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar