26 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosCidadeAções de combate às arboviroses

Ações de combate às arboviroses

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

Campanha

A Prefeitura de Contagem segue intensificando as ações de combate às arboviroses no município. Na última segunda-feira (26/2), o carro fumacê começou a percorrer a região Nacional, pulverizando inseticida para eliminação dos mosquitos adultos presentes no ambiente. A medida complementar às outras ações que vêm sendo realizadas continuará acontecendo nas regiões que apresentaram alto risco para dengue e chikungunya.

A prefeita Marília Campos acompanhou de perto o início das atividades do carro fumacê. “Nós solicitamos ao governo do Estado, e eles enviaram o primeiro carro com inseticida para que a gente possa pulverizar em algumas regiões da cidade. Nós já estamos com 11 mil casos notificados de dengue. Então, a gente já preparou um sistema de atendimento especial não só nas Unidades Básicas de saúde, mas também na Central de Hidratação, e agora com o fumacê”, contou.

Segundo o secretário municipal de saúde, Fabrício Simões, a região Nacional foi escolhida para ser a primeira a receber a borrifação com o veículo a partir de três indicadores. “São três pontos que temos que ressaltar para escolha dessa região. O primeiro, número de casos notificados. Segundo ponto, o LIRAa que é uma análise que fazemos no território onde a gente vê a quantidade de larvas, e aqui nós vimos quantidade alta de larvas. E o terceiro ponto, dengue tipo 3, e aqui foi o local que encontramos maior número de casos. Então escolhemos esse território para iniciar a ação”, pontuou.

O carro fumacê circula pela manhã, das 6h às 9h, e no fim da tarde, das 16h às 21h, desde que as condições climáticas sejam favoráveis. “Nós temos que considerar a temperatura mais amena, e esse horário é quando o mosquito adulto voa. Então, é o horário que a gente acredita, a partir de dados técnicos, que é o melhor momento para utilizar essa estratégia”, explicou Simões.

Previamente nas áreas em que o veículo vai percorrer, passa um carro de som orientando sobre as medidas que devem ser tomadas pelos moradores, são elas: abrir as janelas e portas, cobrir gaiolas, retirar roupas do varal e levar os animais para o fundo das residências. Pessoas com problemas respiratórios também devem permanecer nos cômodos do fundo da residência, até que o veículo passe.

No entanto, é essencial que a população continue lutando, junto à Prefeitura, fazendo sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas residências. “É fundamental que a gente redobre a vigilância e que todos se engajem nessa luta para eliminar esse mosquito que está adoecendo tanta gente.”, finalizou a chefe do executivo.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar