26 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosGeralBronzeado de verão

Bronzeado de verão

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

Com a chegada do verão, as pessoas costumam se preocupar ainda mais com o visual. É mportante ter cuidado para que a exposiçãoexcessiva ao sol não traga prejuízos à pele. Com medidas simples e uma alimentação adequada é possível tomar sol e adquirir uma bela cor, sem prejudicar a saúde.
Pensando nisso, a nutricionista Thais Souza dá dicas sobre como utilizar a alimentação para conseguir e manter a cor do verão. Segundo ela,com uma alimentação colorida e variada, enriquecida com alimentos fonte de carotenóides, é possível cuidar da saúde e ganhar um belo bronzeado. Oconsumo de alimentos ricos em betacaroteno auxilia no processo de bronzeamento e na manutenção da cor, pois a vitamina A está ligada à produção de melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento da pele quando exposta à luz solar.“O betacaroteno é o mais importante e mais abundante carotenóide presente na natureza, é um pigmento cuja cor varia do amarelo ao vermelho.
Pode ser encontrado em cápsulas e está presente na abóbora, cenoura, laranja, acerola, manga, batata-doce, mamão, pêssego, milho, tomate e em menor quantidade em vegetais folhosos verdes escuros como couve, brócolis, espinafre, rúcula, agrião, entre outros”, explica.
EQUILÍBRIO – Além do betacaroteno, outros alimentos que também devem ser incluídos na alimentação são aqueles fontes de licopeno e ômega 3. “O licopeno possui atividade antioxidante e desenvolve um papel fundamental na defesa contra o estresse oxidativo no corpo humano, o que contribui para a proteção da pele. Alimentos fontes dessa substância são: tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas. Já o ômega 3 auxilia na absorção do betacaroteno. Semente de linhaça, quinua e nozes, são alimentos que contêm esse óleo”, diz a nutricionista.
É bom lembrar que, para garantir a eficácia do efeito no bronzeado, o consumo de betacaroteno deve ser frequente e na medida certa, porque somente um dia de consumo não será suficiente para obter os seus benefícios. Porém, se consumido em excesso, o betacaroteno pode provocar problemas em pessoas sensíveis, deixando as palmas das mãos e a barriga amareladas.
Para garantir um bronzeado bonito e saudável é importante adotar uma alimentação saudável e equilibrada. Priorizando o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos, e cereais integrais que são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras. Devem-se evitar frituras e alimentos gordurosos, guloseimas e doces ricos em açúcares, pois são ricos em calorias e pobres em nutrientes, explica Thaís.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar