sexta-feira, 26 julho

    Ameaças concretas

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    Situações até certo ponto comuns fazem os indivíduos buscarem ajuda onde podem, inclusive, no dicionário. Não que ninguém saiba de cor e salteado o que quer dizer valentia, mas há ocasiões em que é preciso ir além do que já se sabe. Ao buscar a palavra nos dicionários, lá está que se trata de substantivo feminino que significa intrepidez, coragem, denodo, proeza, bravura. É, ainda, ação! Ação de valor, façanha ou também força; vigor. É preciso, pois, muita valentia para se mostrar valente, especialmente num mundo aonde as ameaças chegam de todos os lados – inclusive de baixo para cima.
    Faz parte do mundo moderno, cada vez mais, a convicção de que os golpes virtuais se tornam uma constante realidade em todo o mundo e para realizar os crimes, os cibercriminosos inovam todos os dias.
    Os chamados phishing, e-mails maliciosos de falsas propagandas que todos os dias chegam às caixas de correio eletrônico, carregado de vírus com o objetivo de obter todas as informações digitadas no computador, incluindo senhas de banco e dados pessoais. No entanto, essa forma de ataque já é conhecida pelos antivírus, tanto que muitos softwares de proteção conseguem evitar esse tipo de golpe. Diante disso, os atacantes inovaram na metodologia da prática criminosa. Eles estão unindo esforços para invadir os servidores de empresas que oferecem vendas eletrônicas. O objetivo é criar um e-mail com o domínio oficial da empresa, garantindo a confiabilidade da mensagem.
    Ao clicar no e-mail enviado pelos golpistas, o usuário permite que seu navegador seja rastreado em tempo real enquanto é direcionado automaticamente para um arquivo malicioso que, utilizando-se de vulnerabilidades existentes no navegador, faz o download e em seguida a execução de um pequeno agente que modifica a configuração padrão do navegador do usuário.
    Na medida em que os cibercriminosos agem, fabricantes vão desenvolvendo antivírus cada vez mais fortes. Pena que estão sempre atrás, correndo para apagar incêndios. Cabe ao usuário de internet se proteger, evitando a abertura de e-mails desconhecidos, bem como a execução de arquivos suspeitos. Somente dessa forma a navegação estará livre dos cibercriminosos.
    Para quem está achando o texto engraçado, um alerta final: as ameaças são reais, mesmo quando virtuais. Não queira pagar pra ver.

    spot_imgspot_img