18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosCidadecidade se prepara para período de chuvas

cidade se prepara para período de chuvas

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Prevenção

Contagem aposta no planejamento e em ações contínuas para que a população durma com mais tranquilidade durante o período de chuvas. Centenas de obras e intervenções vêm sendo executadas na cidade nos últimos três anos, a fim de impedir que enchentes, deslizamentos e demais ocorrências de risco atinjam o município. O resultado tem sido uma diminuição relevante em episódios de maior gravidade.
De 2021 até o início do segundo semestre de 2023, 329 intervenções foram executadas pela Prefeitura, de forma preventiva, para evitar enchentes e alagamentos ou para impedir desastres geológicos. Deste total, 154 correspondem a obras de implantação de rede de drenagem de até 50 metros de extensão e 175 correspondem a obras de contenção de encostas.
Somente em 2022, foram construídos mais de cem muros de arrimo para evitar deslizamentos, erguidos em áreas vulneráveis, como as vilas Barroquinha, Soledade, Riachinho, Beira Campo e Estaleiro, a grande obra de macrodrenagem no bairro Água Branca, entre outros.
Paralelo a isso, o município também investiu na limpeza dos córregos e dos dispositivos de drenagem (boca de lobo, grelha, caixa coletora, poço de visita e galerias). Foram realizados mais de 300 serviços de desassoreamento de córregos em todas as regiões da cidade e mais de 41 mil limpezas de bocas-de-lobo. A limpeza desses equipamentos e locais impede o acúmulo de sedimentos dos leitos e reduz a ocorrência de enchentes.

Um audacioso plano
de obras em execução

Também há em curso na cidade, um audacioso plano de obras, no qual estão previstas intervenções para melhorar a captação de água pluvial e fluvial e as condições de saneamento. Ao todo, 20 obras, algumas já concluídas e outras em andamento, vão contribuir para proteger a população, especialmente em períodos de grande volume de precipitação.
Destaque para a bacia B2 (Rio Volga), concluída recentemente, e para as bacias B3 (Vila PTO), B4 (Vila Itaú) e B5 (Toshiba), que estão em construção. Juntas, elas terão capacidade de reter 550 milhões de litros de água das chuvas. A implantação dessas quatro bacias de contenção de enchentes na cidade é fruto de um trabalho iniciado há 14 anos, mostrando que o planejamento é indispensável para trazer progresso para Contagem.
“Temos grandes obras não só de contenção de enchentes, mas também de risco geológico, para que enfrentemos o período de chuvas com mais tranquilidade, ressaltou a prefeita Marília Campos.
Além das bacias, aproximadamente 150 ruas estão sendo requalificadas no Programa “Asfalto Novo”. Esse trabalho inclui implantação de sarjeta e drenagem superficial, dispositivos que contribuem para evitar alagamentos. Esse pacote de serviços é realizado ao longo de todo o ano, antes do período chuvoso.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar